Buscar

é correto afirmar que o poder constituinte é exercido pelo seu titular? fundamente explicando a diferença entre titularidade e exercício do poder

💡 3 Respostas

User badge image

Diogo Quintino

Titular povo, representantes congresso e câmara!
1
Dislike0
User badge image

Guilherme Paulo

Afirmação incorreta.

 

O povo é o titular do poder constituinte, o qual é exercido por meio dos reprensentantes da sociedade. 

A fundamentação se encontra no art. 1º, § único, C.F./ 88 - "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

Ou seja, o povo é o titular, mas seu exercício é atribuído aos representantes. Pode-se aprofundar a resposta ao afirmar que há duas espécies de Poder Constituinte - Originário e Derivado.

Originário - função de elaborar uma nova ordem constitucional;

Derivado - reformador (reformar normas), decorrente (capacidade para os Estados-Membros elaborarem sua própria Constituição) e revisor (adequar a C.F. a realidade social).

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não.

É dominante na doutrina brasileira que a titularidade do Poder Constituinte concerne ao povo, pois o Estado emana da soberania popular, cujo conceito é mais amplo do que o de Nação, assim, os anseios constituintes na verdade são aspirações populares propagadas por meio de seus representantes.

Mello ensina que as “assembleias Constituintes não titularizam o Poder Constituinte. São apenas órgãos aos quais se atribui, por delegação popular, o exercício dessa magna prerrogativa”.

A Constituição Federal prevê, em seu artigo 1º, parágrafo único, que "todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

O povo é o titular do Poder Constituinte, mas a ele não cabe o exercício direto do mesmo, havendo uma titularidade passiva, ao qual se atribui uma vontade constituinte que é sempre executada por um pequeno grupo social.

No caso brasileiro, o poder constituinte originário fora exercido pela Assembléia Constituinte. Já o poder constituinte derivado é exercido, na esfera federal, pelo congresso nacional. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais