Buscar

Sobre descanso hebdomadário. Me ajudem a entender ?

💡 2 Respostas

User badge image

Fabio R. Barreira

todo trabalhador tem direito a uma folga semanal, preferencialmente aos domingos. tal determinação ainda, explica que o empregado dentro de um periodo de sete dias, via regra geral, tem direito a descansar por um período de 24 horas, sob pena de o empregador inclusive ter q indenizar em dobro a falta desta folga. Vale lembrar que é um direito previsto constitucionalmente (art. 7º, XV, da CF), regulado tanto pela CLT (art. 67) como também, e principalmente, pela Lei nº 605/49 e, ainda, a orientação abaixo:

Orientação Jurisprudencial nº 410 da SDI-I do TST. Repouso semanal remunerado. Concessão após o sétimo dia consecutivo de trabalho. Art. 7º, XV, da CF. Violação.
Viola o art. 7º, XV, da CF a concessão de repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho, importando no seu pagamento em dobro.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O descanso hebdomadário é uma tese que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) consagrou por meio da Orientação Jurisprudencial nº 410, que diz:

410. REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. CONCESSÃO APÓS O SÉTIMO DIA CONSECUTIVO DE TRABALHO. ART. 7º, XV, DA CF. VIOLAÇÃO. (DEJT divulgado em 22, 25 e 26.10.2010)
Viola o art. 7º, XV, da CF a concessão de repouso semanal remunerado após o sétimo dia consecutivo de trabalho, importando no seu  pagamento em dobro.

Sendo assim, o repouso semanal deverá ser concedido após uma semana de trabalho, não podendo ser concedido após 8, 9, 10 ou mais dias de trabalho. A essa tese se dá o nome de "descanso hebdomadário", tendo em vista que hebdomadário significa algo que se renova a cada semana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais