Logo Passei Direto
Buscar
O método de Newton-Raphson (MNR) caracteriza-se por ser um caso particular do Método das Aproximações Sucessivas (MAS). Por essa metodologia, é possível encontrar uma convergência quadrática no processo de obtenção da raiz da função.
A melhor aproximação da raiz da função, com estimativa de erro ε 0,001, x ε [1;3], utilizando o método de Newton- Raphson (MNR), com x = 3, é:
1,934.
1,954.
2,153.
2,456.
2,999.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para aplicar o método de Newton-Raphson (MNR) e encontrar a raiz da função, precisamos da função e da sua derivada. Como você não forneceu a função, não posso calcular a raiz exata. No entanto, posso te explicar como você pode fazer isso: 1. Escolha uma função: Defina a função para a qual você deseja encontrar a raiz. 2. Calcule a derivada: Encontre a derivada da função. 3. Aplique o MNR: Use a fórmula do MNR: \[ x_{n+1} = x_n - \frac{f(x_n)}{f'(x_n)} \] onde \(x_n\) é a aproximação atual e \(f(x_n)\) é o valor da função na aproximação atual. 4. Itere até a convergência: Continue iterando até que a diferença entre \(x_{n+1}\) e \(x_n\) seja menor que o erro estimado (ε = 0,001). Se você tiver a função específica, posso te ajudar a aplicar o método e encontrar a melhor aproximação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A posição do algarismo zero perante os demais algarismos que compõem um número faz total diferença na contabilização dos algarismos significativos. Em alguns casos, sua presença não é relevante. Já em outros, faz muita diferença na representação final.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a quantidade de algarismos significativos correspondente a cada número, é correto afirmar que:
I. ( ) 468 possui três algarismos significativos.
II. ( ) 115,98 possui cinco algarismos significativos.
III. ( ) 9,0014 possui cinco algarismos significativos.
IV. ( ) 0,00690 possui cinco algarismos significativos.
F, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
V, V, F, V.

Analise o fluxograma a seguir: Em um teste de mesa, o usuário informou corretamente os seguintes valores para as variáveis A, B, X e Y respectivamente: 8, 4.6, 12 e 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, marque a alternativa correta a respeito da saída deste fluxograma:
A soma de um tipo real e um inteiro resulta em um tipo inteiro.
O resultado em Z pode ser do tipo real, mesmo Z sendo inteiro.
Os valores de A, X e Y são do tipo real.
C é um inteiro após a execução do fluxograma.
Z recebe 3 e o tipo resultante é um inteiro.

Analise com atenção o algoritmo a seguir: inicio leia os valores de Y e Z SE Z>Y ENTÃO faça Z = Z – Y mostrar na saída o valor de Z SENÃO mostrar na saída a mensagem: “Valores inválidos”. fim
Suponha que um usuário, durante teste de mesa, informou os seguintes valores para Y e Z respectivamente: 3 e 9. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que será exibido na tela:
como Z(9) é maior que Y(3), então será feita a subtração, onde a variável Z recebe o valor dela menos o valor de Y, exibindo na tela o valor 6.
como as variáveis Z e Y são de tipos diferentes, então, após a execução do código será apresentada a mensagem “Valores inválidos”.
o algoritmo está inconsistente, faltam passos dentro desta sequência, como a definição do tipo de Z e do tipo de Y, logo, nada será exibido.
para qualquer valor de Y maior que Z, será exibida na tela a subtração do valor de Y por Z, que, nesse caso, é 6.
a única condição para exibir a mensagem “valores inválidos” é para quando Y for diferente de Z, todas as outras mostram o resultado da subtração.

As linguagens de programação de alto nível, apesar de próximas da linguagem humana, estão bem distantes da linguagem compreendida pelo computador: linguagem de máquina. As linguagens de alto nível são mais simples de se programar, pois utilizam palavras e expressões próximas da língua falada. Por outro lado, a programação em linguagem de máquina, ou de baixo nível, é mais difícil de se programar, uma vez que utiliza apenas 0s e 1s na programação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos e linguagens de programação, analise as afirmativas a seguir.
I. As variáveis nas linguagens de programação são representadas por traço ‘-‘ e, em seguida, pelo nome da variável.
II. O operador de concatenação de cadeia de caracteres em algoritmos e na maior parte das linguagens é o sinal de mais ‘+’.
III. Em um fluxograma, o losango pode representar a entrada do usuário e uma estrutura de repetição.
IV. Em um algoritmo, ao dizer: “Exibir o valor da soma”, significa que o valor de uma variável será apresentado na saída padrão do sistema operacional.
I e II.
II e IV.
I e IV.
II, III e IV.
I e III.

O sistema de numeração binário é o mais utilizado na linguagem de programação de computadores; sua dinâmica consiste em utilizar os algarismos 0 e 1 que, combinados, representam informações como letras, palavras, textos, entre outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conversão entre bases numéricas, pode-se afirmar que a representação do número 21 no sistema binário é dado por:
(10101)2
(10011)2
(11010)2
(10010)2
(11011)2

Analise com atenção o seguinte fluxograma que representa a execução de um algoritmo:
Considerando o fluxograma acima e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as afirmativas a seguir:
I. Neste fluxograma podemos observar a presença de uma estrutura condicional que compara o valor em A e o valor em B.
II. Sabendo que o símbolo <> significa diferente, se o valor em A for igual ao valor em B, o algoritmo apresentará erro.
III. Se o valor em A for maior que o valor em B, sabendo que <> significa diferente, então será apresentado a mensagem “Bom Dia”.
IV. Independentemente do valor na variável A ou do valor na variável B, o fim será alcançado neste algoritmo.
II e III.
III e IV.
I e IV.
II e IV.
I e III.

O sistema computacional é composto por diversas partes de hardware e por várias partes de software. O coração deste ambiente é o processador, o responsável por executar os programas do computador. O computador também possui memória, geralmente, vários tipos diferentes em um único sistema. A memória é usada para armazenar programas, enquanto o processador os executa, além de armazenar os dados que os programas estão manipulando. O computador também possui dispositivos para armazenar dados ou trocar dados com o mundo exterior.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arquitetura de computadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O armazenamento primário diz respeito à memória que é volátil, ou seja, possui armazenamento temporário.
II. ( ) O armazenamento secundário, como o nome já diz, é para dados sem importância, por isso, é temporário.
III. ( ) A unidade lógica aritmética, também chamada de unidade de controle, realiza o controle das operações matemáticas.
IV. ( ) A unidade lógica aritmética e a unidade de controle, juntas, compõem o que nós conhecemos como UCP (Unidade Central de Processamento).
V, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Os sistemas de numeração podem ser posicionais, caracterizados por associar um determinado valor a posição na qual o algarismo ocupa ou sistemas não posicionais, em que não existe uma relação estabelecida para a localização do algarismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas posicionais: decimal, binário, octal e hexadecimal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O sistema decimal possui base 10 e faz uso de dez símbolos para representar todas as quantidades.
II. ( ) O sistema binário possui base 2 e é indicado pela combinação dos algarismos 0 e 1.
III. ( ) O sistema octal trabalha com a base 8 e utiliza os algarismos de 0 a 8.
IV. ( ) O sistema hexadecimal utiliza a base 16 e sua representação é feita com os algarismos de 0 a 15.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.

Algoritmo é o termo que define um procedimento que possui uma solução para um problema. Também é comumente usado para definir um conjunto de regras que uma máquina (em especial um computador) segue para atingir um objetivo específico. Porém, algoritmos nem sempre se aplicam a atividades mediadas por computador. O termo pode ser usado para representar as etapas seguidas para fazer uma pizza ou resolver um cubo mágico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre algoritmos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Como exemplo de nome de variável inválido em um algoritmo, podemos citar este: minha-variavel.
II. Os caracteres de traço como ‘-’ e ‘_’ não podem ser utilizados, uma vez que, na programação, eles têm seus papeis já definidos ou reservados.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na pretensão de solucionar um modelo matemático com auxílio do cálculo numérico, é inevitável a ocorrência de erros, uma vez que na grande maioria dos casos são utilizados dados aproximados. No entanto, é preciso atenção, pois a propagação do erro pode ocasionar resultados distantes ou sem nexo ao correto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a relação entre a quantidade de dígitos e a precisão de um cálculo com números irracionais, é possível afirmar que:
quanto maior a número de dígitos antes da vírgula, mais correto será o resultado.
quanto maior o número de dígitos após a vírgula, maior será a precisão do cálculo.
quanto maior a quantidade de pontos e vírgulas, melhor será a resposta do cálculo.
quanto maior a quantidade de números diferentes de zero, mais específico será o cálculo.
quanto maior a quantidade de dígitos, mais exato será o resultado da operação.

Mais conteúdos dessa disciplina