Buscar

O que é a carga nuclear efetiva e repulsao intereletrônica?

repulsoes intereletronicas sentidas pelos eletrons da camada mais externa

💡 1 Resposta

User badge image

Fabiano Santos

carga nuclear efetiva refere-se a capacidade de atração do núcleo atômico por elétrons. Como se ele puxasse os elétrons.
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os elétrons presentes no mesmo orbital d repelem-se mais fortemente do que dois elétrons no mesmo orbital.
Há uma diferença na quantidade de repulsão inter-eletrônica em cada orbital porque em um orbital s, as forças de atração superam as forças de repulsão, mas, como os orbitais d são consideravelmente mais distantes, as forças de atração são muito menores. Isso significa que as forças de repulsão são maiores porque estão sendo muito menos acionadas. Elétrons em um átomo podem proteger um ao outro da atração do núcleo. Esse efeito, chamado de efeito de proteção, descreve a diminuição da atração entre um elétron e o núcleo em qualquer átomo com mais de uma camada de elétrons. Quanto mais camadas de elétrons existem, maior o efeito de proteção experimentado pelos elétrons mais externos. Em átomos semelhantes a hidrogênio, que possuem apenas um elétron, a força resultante sobre o elétron é tão grande quanto a atração elétrica do núcleo. No entanto, quando mais elétrons estão envolvidos, cada elétron (na camada n) sente não apenas a atração eletromagnética do núcleo positivo, mas também as forças de repulsão de outros elétrons nas camadas de 1 para n-1. Isso faz com que a força eletrostática líquida nos elétrons nas camadas externas seja significativamente menor em magnitude. Portanto, esses elétrons não estão tão fortemente ligados como os elétrons mais próximos do núcleo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais