Buscar

Questão 6/10

Questão 6/10

Leia o texto a seguir:

“os chamados ‘profissionais da educação’, influenciados pelas ideias da Escola Nova, deslocam o debate para o âmbito mais restrito do técnico-pedagógico, defendendo reformas educacionais que possibilitem mudanças em nível de qualidade do ensino. Trata-se de reconstruir a escola, instância neutra, dissociada do contexto. Era necessário reconhecer a todos o direito de ser educado, até onde permitissem suas aptidões naturais, independente de razões econômicas e sociais. À escola, caberia preparar as futuras gerações para a vivência democrática na sociedade, através da experiência de liberdade vivida na escola.A divulgação das ideias escolanovistas se faz na década de 20, através das reformas educacionais do Ceará (1923), Bahia (1925), Minas Gerais (1927), Distrito Federal e Pernambuco (1928)”

MAIA, Eny Marisa. Uma orientação educacional nova para uma nova escola. São Paulo: Loyola, 1995. p.13.

 

De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, relacione corretamente os reformadores aos locais e reformas empreendidas:

  1. Anísio Teixeira

  2. Francisco Campos e Mário Casassanta

  3. Fernando Azevedo

 

( ) Utilizando-se do método de Ovide Decroly, “centro de interesses”, empreendeu reforma na educação de Minas Gerais, sendo que o currículo e os programas eram idealizados a fim de desenvolver no aluno habilidades de observação, julgamento, criação, decisão e ação.

(  ) Foi a partir de sua reforma que passou a se dar a devida importância para a organização curricular das escolas e que esta estivesse em harmonia com os interesses e estágios do desenvolvimento das crianças.

( ) Empreendeu a reforma da educação do Distrito Federal, sob a influência de Durkheim, buscando levar em consideração a interação entre escola e sociedade.

( ) Reformou a educação pública na Bahia sob a influência do pensamento de John Dewey, do pensamento norte-americano e sob as ideias liberais.

( ) Compreendeu a educação como o momento de conhecimento do lugar de cada um na sociedade, sendo a escola o lugar onde se fornecem os meios para que o indivíduo possa se encaixar na sociedade de acordo com suas aptidões.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

2, 2, 3, 1, 3

B

2, 1, 3, 2, 3

C
2, 1, 3, 1, 3
D

3, 1, 2, 3, 3

E

1, 2, 3, 2, 1

💡 1 Resposta

User badge image

Estela França

resposta letra c ( 2,1,3,1,3)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais