Logo Passei Direto
Buscar
do século XVII, as ideias voltaram-se ao racionalismo e ao renascimento científico, o que levou pedagogos a buscarem métodos de ensino eficientes, em especial a partir da experiência e da realidade dos alunos.” Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 69.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação na Europa nos séculos XVII e XVIII, assinale a alternativa correta:
A As instituições educacionais entre os séculos XVII e XVIII adotaram exclusivamente o método escolástico.
B O viés religioso e a catequização foram os únicos aspectos enfatizados da educação durante o século XVIII, graças, sobretudo, à constituição dos Estados-nação.
C Os novos tempos exigiram que os pedagogos propusessem um método de ensino que atendesse suas exigências, sobretudo, um método relacionado à vida prática.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) As instituições educacionais entre os séculos XVII e XVIII adotaram exclusivamente o método escolástico. Falso. Embora o método escolástico tenha sido predominante em períodos anteriores, durante os séculos XVII e XVIII houve uma transição para métodos mais racionais e científicos, não se limitando apenas ao escolástico. B) O viés religioso e a catequização foram os únicos aspectos enfatizados da educação durante o século XVIII, graças, sobretudo, à constituição dos Estados-nação. Falso. Embora a religião tenha desempenhado um papel importante na educação, especialmente em contextos específicos, não foi o único aspecto enfatizado. A educação também começou a incorporar elementos mais seculares e científicos. C) Os novos tempos exigiram que os pedagogos propusessem um método de ensino que atendesse suas exigências, sobretudo, um método relacionado à vida prática. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois reflete a busca por métodos de ensino mais eficientes e práticos, alinhados com as necessidades e realidades dos alunos, especialmente no contexto do racionalismo e do renascimento científico. Portanto, a alternativa correta é: C) Os novos tempos exigiram que os pedagogos propusessem um método de ensino que atendesse suas exigências, sobretudo, um método relacionado à vida prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte fragmento de texto: “O proposto pela pedagogia jesuítica era a prática das virtudes, o amor nas virtudes sólidas (...) E nesse sentido as formalidades religiosas permeavam as práticas pedagógicas”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 64.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre as instituições educacionais e as ações pedagógicas dos jesuítas, assinale a alternativa correta:
A Os colégios eram as únicas instituições educacionais estabelecidas pelos jesuítas, voltadas para os filhos dos colonizadores.
B As duas instituições educacionais os jesuítas eram os colégios e as casas de bê-á-bá e nesta não se dissociava a catequese do aprendizado das letras.
C Portugal tinha muito interesse em desenvolver um sistema educacional forte no Brasil colônia e delegou essa tarefa aos jesuítas.
D Como os jesuítas ensinavam em seus colégios apenas os filhos dos colonizadores, a catequização era dissociada da Educação.
E As casas de bê-á-bá eram as únicas instituições educacionais estabelecidas pelos jesuítas, voltadas para a catequização dos indígenas.

Leia atentamente o fragmento a seguir: “Le Goff, quando afirma que o 'documento é monumento', remete às representações que uma pessoa, instituição ou sociedade querem deixar de seu passado [...]”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 27.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa que informa corretamente a visão de Le Goff no que se refere a considerar o documento como um monumento:
A Os documentos servem para apreciação estética do passado, mas não para uma análise histórica.
B Existe um engessamento dos documentos pela limitação que estes apresentam na compreensão do passado.
C É importante questionar a trajetória dos documentos: os interesses por trás da sua conservação, ou tentativa de apagamento histórico.
D A situação física de um documento: sua degradação indica o tempo real para além da datação do mesmo.
E A sobrevivência de um documento por longa duração indica a veracidade e força do mesmo.

Mais conteúdos dessa disciplina