Buscar

Alguém sabe o conceito de convergências das mídias?

Gostaria que alguém deixasse uma resposta diferente que eu já tenho preciso disso pois estou escrevendo um artigo cientifico sobre o assunto de de diversas respostas.

💡 4 Respostas

User badge image

Raquel Magalhães

A convergência e a integração de diversas formas de linguagens em um único meio de comunicação, aceleram a circulação e interação de informações na sociedade contemporânea, estabelecendo novos aprendizados e domínios de novas capacidades de leitura para o manejo e usufrutos desses meios. A convergência de vários meios de comunicação, interagindo com diversas linguagens conectadas, representa um sistema complexo dos processos de leituras nos dias atuais.

Nesse novo processo de comunicação estamos engatinhando, precisamos nos adaptar a esse novo jeito de transmitir informações e conhecimento.

4
Dislike0
User badge image

Morgana Nilda Dos Santos Soares

São múltiplas transformações na tecnologia moderna de telecomunicações - rádio, tv, redes de computadores e de telefonia. O que outrora era encontrado em apenas uma única estrutura de tecnologia, com a convergência é possível ter encontros tecnológicos em um único meio. Exemplo: o iPhone que é um smartphone da Apple que integra recursos multimédia - é um terminal convergente de junção das funções necessárias ao consumidor em um só meio de comunicação. Com a convergência têm-se mais facilidades em diversos setores comunicacionais. 

3
Dislike0
User badge image

Raquel Joaquim

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja no cotidiano social, seja no espaço escolar. No entanto, o que se torna preciso hoje é a nova perspectiva da interatividade. Com essa visão a convergência das mídias vem propor uma transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis autores de produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo. Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se reunidas várias funções. Frente a este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias: a interatividade.

No âmbito escolar convivemos diariamente com uma diversidade de tecnologias, dentre elas: o aparelho celular, o computar e a internet. Todas estas, podendo ser utilizadas com enormes possibilidades (como apoio a prática, produção de conhecimento ou apenas comunicação). Isto é um fator que vem caracterizar que as convergências se fazem presente nas atividades docentes. Entretanto, precisa haver um redimensionar de suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os alunos quanto para o professor, tendo sempre a interatividade com propósito central. Fica evidente que a web 2.0 por ser um ambiente que propicia a colaboração e autoria da informação, pode ser utilizada em minha atuação profissional como ferramenta que potencializa diferentes aprendizagens. Podendo ser usada só como apoio à prática, ou principalmente, na produção de informações e conhecimentos (vídeo/blogs/ you tube pesquisas/redes sociais-orkut-msn/etc.).

Tecnologias móveis são ferramentas comuns à comunidade escolar e sociedade. Então, refletir seu uso, possibilidades e implicações na ação docente, torna-se um fator relevante para educadores e principalmente, instituição escolar. Estes dispositivos fortemente presente no espaço escolar pode se convergir na medida em que for usado na prática docente com perspectiva pedagógica (em aula, apresentações, produções, filmagens, fotografias) em tempo real e, ser compartilhado na web (you tube/email/blog/etc.), também em tempo real. É notório hoje, afirmar que os estudantes pensam de modo diferenciado em virtude das interações vivenciadas a partir dos artefatos típicos da tecnologia digital. Em face deste cenário de mobilidade e ubiquidade dos dispositivos e sua conotação educativa podemos, de fato, afirmar que as tecnologias são meio, apoio, suporte, que estruturam o modo de representar a informação. Com o avanço das redes, da comunicação em tempo real, dos portais de pesquisa, as tecnologias se transformaram em instrumentos fundamentais para a mudança na educação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais