Buscar

Boa noite, preciso de uma ajuda sobre o Tema: Atitudes originantes da filosofia

💡 4 Respostas

User badge image

Ricardo Alencar

Dependendo da abordagem, você pode ter incontáveis fontes de onde emanam essas atitudes. Porém, creio que a mais abrangente seja a dada por Gilles Deleuze em seu livro intitulado "O que é a Filosofia?". Ele aborda não só a origem da atitude filosófica, mas da cientifica e da artistica. A analise de Deleuze (& Guattari) não só abrange a história da filosofia, mas toda a criação original de conceitos que respondem a problemas reais. Em sintese, a história da filosofia é aquela destinada a se debruçar sobre um autor e fixar-se naquilo eternamente como uma simbiose, dali só se pode esperar redundâncias. Para D&G, ao contrário, a verdadeira filosofia consiste na criação de um campo imanente no qual atua um personagem conceitual, criando conceitos que respondem a problemas reais. Ou seja, Zaratrusta de Niet, com o conceito de má-consciencia respondia ao problema da saturação da modernidade. Platão, com seu conceito de Ideia, respondia à questão do debate grego. Hume através do empirismo respondia à formação da afecção social da subjetividade. Weber com a burocracia ao trâmite da sociedade contemporânea. 

0
Dislike0
User badge image

Ricardo Alencar

A atitute originante da filosofia é, portanto, a resposta a questões de interesse real. Assim, a filosofia, bem como a arte e a ciencia, fundamenta-se na tarefa de tornar a vida agradável, pois atraves das respostas que se dão aos problemas fáticos se consumam a consciencia de plenitude. 

0
Dislike0
User badge image

Ricardo Alencar

Dessa forma, o conhecimento, o saber e as relações sociais se formam. Espero ter ajudado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais