Buscar

qual o H mais ácido no composto orgânico ácido salicílico e porque? e qual a hibridização dos oxigênios nessa mesmo composto?

💡 5 Respostas

User badge image

Emanoel Guilhermino

A acidez desse composto é de Bronsted-Lowry (vai doar hidrogênio). Uma das coisas que vai afetar a acidez  é o que se chama EFEITO INDUTIVO.

No efeito indutivo, átomos eletronegativos próximos do hidrogênio vão "sugar/puxar" densidade eletrônica para eles, e o carbono vai ficar com uma carga parcial positiva (PARCIAL, cuidado pra n confundir con formal).

Isso acontece no hidrogênio do OH de cima porque tem 2 oxigênios puxando nuvem eletrônica, e no hidrogênio do OH de baixo acontece o CONTRÁRIO, ao invés de ter alguém atraindo tem uma ligação PI (dupla), e essa ligação dupla empurra densidade eletrônica para o Oxigênio de baixo, então o hidrogênio de baixo não está tão fácil de ser retirado como o de cima.

 

Conclusão, o OH de cima tem hidrogênio mais fácil de ser retirado ---> é o grupo OH mais ácido.

 

As setas de efeito indutivo estão em verde:

 

0
Dislike0
User badge image

Emanoel Guilhermino

Os oxigênios das hidroxilas (OH) vão ter hibridização sp3, enquanto o oxigênio da ligação dupla está em hibridização sp2.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ácido salicílico é um ácido orgânico que possui um grupo hidroxílica e um grupo carboxílico ligado ao anel aromático.


Em ambos os oxigênios do ácido salicílico a hibridização é sp3. No entanto, o hidrogênio do ácido carboxílico é o hidrogênio mais ácido dessa molécula, uma vez que sua base conjugada, o íon carboxilato é mais estável (estabilizado pela ressonância).


Assim, no ácido salicílico, o hidrogênio mais ácido é o hidrogênio da carboxila.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais