Lógistica

DESCRIÇÃO GERAL

Uma empresa de recauchutar alpercatas de borracha com sede no Crato-CE compra 8.000 caixas de granulado de borracha, avaliadas em $ 150 a caixa, de dois fornecedores, metade para cada um. Sendo que um desses fornecedores é a indústria SBM-SÓBORRACHAMESMO que assim como seu concorrente faz uso do modal ferroviário e consegue entregar seu produto no mesmo prazo médio do concorrente. Contudo, a empresa recauchutadora se dispõe a alterar os termos do negócio, atribuindo bônus de 3,5% do total dessa compra ao fornecedor que conseguir reduzir esse tempo de entrega e ainda aumentar em 180 caixas a mais no pedido por cada dia de redução do tempo médio de entrega. A SBM ganha 12,5% em cada caixa, menos tarifa de transporte. A SBM estuda as eventuais vantagens de passar do modal ferroviário atualmente utilizado para os modais aéreo ou rodoviário de transporte a depender das vantagens econômicas apresentadas. As taxas de transporte por caixa e tempo médio de entrega para cada modal são conhecidos e apresentados na planilha “DADOS GERAIS_SBM” do arquivo em Excel “ATIVIDADES_2_e_3_de_4” A escolha da SBM pode ser feita com base no lucro potencial daí derivado ou ainda de características operacionais. Há uma tabela na planilha “DADOS GERAIS_SBM” que mostra os dados necessários para análise para uma escolha de modal de transporte.

ANÁLISE: A SBM estuda como alternativa, mudar de modal para garantir maior poder de mercado através da consolidação como principal fornecedor da recauchutadora de alpercatas. A primeira avaliação é acerca dos ganhos financeiros, optando pelo modal que possibilitar maior Lucro Líquido. Contudo um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisas Avançadas em Logística da UPE-Campus Salgueiro demonstra que mercadologicamente utilizar o Modal aéreo pode ser vantajoso estrategicamente por conta de seu curtíssimo tempo médio de entrega de pedidos de 24h, mas para que isso seja considerado, “O custo de Transporte do Modal com Maior Lucro Líquido não pode ser maior que 40% do custo de transporte do Modal Aéreo”.

PERGUNTAS? Diante da matriz de custos de transporte, dos tempos médios de entrega dos modais, dos termos de contrato da empresa compradora e das indagações da gerência da SBM responda:

a) Qual o Modal deve ser optado segundo o Lucro Líquido Final?

b) Custo de Transporte Total da proposta ganhadora é maior que a anterior? Se sim, porque então houve mudança de Modal?

c) Supondo a proposição estratégica do Modal Aéreo ela se aplicará? A amplitude entre os custos de transporte é admissível para se avaliar a opção do Modal aéreo estrategicamente mesmo ele sendo mais caro? Lembre do limite de diferença de 40%.

##modal-#lucroliquido-#
Disciplina:Logística1.519 materiais