Buscar

Estudo dirigido S. Reprodutor

💡 1 Resposta

User badge image

Luisa Rippel

1- Preencha as lacunas com as diferentes fases do ciclo estral: proestro, estro, metaestro e diestro.

a) (____________________) Periodo marcado pela luteolise, onde os sinais de cio se iniciam e ocorre um incremento na concentracao folicular de estrogenios, o que por feedback negativo estimula a liberacao do hormonio inibina.

b) (____________________) Periodo onde ocorre brusca queda na concentracao de estrogeno, e consequentemente um incremento gradativo na concentracao de P4.

c) (____________________) Nesse periodo o hormonio que comanda a funcao reprodutiva e a progesterona, e consequentemente a imunidade do endometrio fica reduzida e a consistencia miometrial, geralmente flacida.

d) (____________________)  Periodo onde os geradores de pulsos de GnRH trabalham de maneira a liberar uma descarga ciclica, o que acaba gerando um pico serico do hormonio LH, evento que culmina com a ovulacao.

Resp: a= proestro; b= Metaestro; c= diestro; d= estro

2- Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

a)  (   ) A cadela e uma especie que possui o ciclo estral muito peculiar em comparacao as demais especies de mamiferos domesticos. Uma dessas peculiaridades que podemos mencionar e o fato do diestro da cadela ter a mesma duracao, tendo ou nao havido concepcao, o que torna a cadela muito susceptivel a infeccoes uterinas secundarias a hiperplasia endometrial cistica.

b) (   ) De acordo com a distribuicao dos ciclos estrais ao longo das estacoes do ano, a ovelha e considerada uma femea poliestrica sazonal de fotoperiodo descendente, ja a egua, considerada poliestrica sazonal de fotoperiodo ascendente.

c) (   ) De acordo com a distribuicao dos ciclos estrais ao longo das estacoes do ano, a porca, assim como a vaca, sao classificadas como femeas poliestricas continuas. O que significa que a estacao do ano nao interfere na distribuicao dos cios.

d) (   ) A luteolise, como e chamada a destruicao do corpo luteo, ocorre em funcao da acao do hormonio porstaglandina f2 alfa, que e produzida no endometrio e passa para o ovario ataves do chamado mecanismo de contra-corrente.

Resp: a= v; b= v; c= v; d= v.

3- O que aconteceria se por alguma razao iatrogenica, um touro ou um cachaco sofresse uma exposicao continua ao hormonio LH? Resp: as celulas de leydig se tornariam refratarias e isso afetaria a producao de testosterona, assim como afetaria nas caracteristicas sexuais secundarias, pois a testosterona que è precursora do estrogeno responsavel por tais caracteristicas.

4- Qual a razao fisiologica para a anatomia do penis do macho canino? Explique exemplificado qual a particularidade anatomica em questao. Resp: A perticularidade anatomica do penis do cachorro è a presenca do osso peniano, que existe em funcao da morfologia do penis que apresenta um grande bulbo peniano,  e do comportamento dos caninos na copula. A penetracao nos caninos deve ocorrer antes da completa erecao do penis, em funcao do asumento de volume do bulbo peniano. Sem o osso peniano, nao seria possivel ocorrer a penetracao sem a completa erecao.  

5- Explique resumidamente a cascata fisiologica do desencadeamento do parto, citando hormonios e suas funcoes. Resp: resumidamente, o cortisol liberado pelas adrenais do feto atua convertendo a progesterona da placenta em estradiol, que estimula contracoes miometriais e a producao de secrecoes de acao lubrificante. Tambem estimula o endometrio a produzir prostaglandina que possui feedback positivo nas contracoes, na luteolise e na liberacao de relaxina e ocitocina. Bonus para quem mencionar o reflexo de fergusson que seria o feedback positivo para ocitocina e relaxina devido ao estimulo pro pressao do feto na cervix (ou no canal do parto como um todo).

6- Explique por que razao se diz que o controle da ejecao do leite se da de duas formas: neural e humoral. Resp: porque os mecanismo de liberacao hormonal nao ocorrem apenas pela circulacao sanguinea, mas o impulso tambem ocorre atraves de neuronios acessorios presentes no teto e viaja por neuronios aferentes.

7- Caninos e felinos possuem um tipo de placenta classificado como endoteliocorial. Faca um comparativo entre esse tipo de placenta e a placenta dos ruminantes, no que diz respeito a morfologia e a importancia da ingestao imediata de colostro, logo apos o parto. Resp: a placenta endoteliocorial possui menos barreiras celulares, e por isso permite a absorcao passiva de anticorpos pelo feto antes mesmo do nascimento, ao contrario dos ruminantes, que possuem placenta epiteliocorial, que nao permite a passagem dos anticorpos, por isso a necessidade da ingestao imediata de colostro è muito maior em ruminantes do que em caninos e felinos.

8- Explique o mecanismo de reconhecimento materno da gestacao, tambem chamado de sinalizacao embrio-materna, nas especies equina e canina. Resp: na egua o embriao precisa ter contato fisico com o endometrio, e pra isso ocorre um estimulo de motilidade intra-uterina desse embriao, estimulado pelo estrogeno. Ja na cadela nao ha necessidade de mecanismo de sinalizacao embrio-materna, pois o diestro tera a mesma duracao em uma cadela que teve ou nao concepcao.

9- Tendo em vista o eixo hipotalamo-hipofisario-gonadal-uterino nas femeas de mamiferos domesticos, cite onde sao liberados, e qual o orgao alvo, dos seguintes hormonios reprodutivos:

  1. GnRH (hormonio liberador de gonadotrofinas)
  2. LH (hormonio luteinizante)
  3. FSH (hormonio foliculo-estimulante)
  4. Estrogeno
  5. Inibina
  6. Progesterona

Resp: a) GnRH liberado pelo hipotalamo, orgao alvo hipofise anterior (ou adenohipofise); b) LH liberado pela hipofise, orgao alvo ovario; c)FSH resposta  idem ao b; d) estrogeno liberado pelo foliculo presente no ovario, tem acao no utero e em todo o trato reprodutivo, alem da acao sistemica com o comportamento sexual; e) liberada pelo foliculo dominante presente no ovario, orgao alvo adenohipofise; f) progesterona produzida pelo corpo luteo presente no ovario, orgao alvo trato reprodutivo, alem do hipotalamo, o impedindo de liberar descarga ciclica de GnRH. 

boa sorte, espero que ajude! ;) 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais