Buscar

Qual a diferença de necrose e apoptose

💡 4 Respostas

User badge image

Rodrigo Haruo

Apoptose: Uma morte celular programada. Devido algum processo de sinalização que indique a necessidade de apoptose, a célula encolhe e condensa, o citoesqueleto colapsa, o envelope nuclear se desfaz, e a cromatina nuclear se condensa e se quebra em fragmentos envolvidos por membrana chamados de corpos apoptóticos. A superfície da célula ou dos corpos apoptóticos torna-se quimicamente alterada, assim é rapidamente engolfada por uma célula vizinha ou macrófago antes que possa liberar seus conteúdos para o meio extracelular, evitando uma resposta inflamatória.

Necrose: Há aumento do tamanho celular, a membrana plasmática é danificada e o conteúdo celular é digerido por enzimas no espaço extracelular, causando inflamação local.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A necrose é o padrão morfológico de morte patológica um conjunto de células ou de qualquer tecido de um organismo vivo, causada por órgão putrefação causando uma lesão tão grave que não pode ser reparada ou curada.

A apoptose é uma via de destruição ou morte celular programada ou desencadeada pelo mesmo corpo, a fim de controlar o seu desenvolvimento e crescimento, pode ser fisiológico na natureza e é desencadeada por sinais celulares geneticamente controlada.

A apoptose tem uma função muito importante nos organismos, pois possibilita a destruição de células danificadas, impedindo o surgimento de doenças como o câncer, consequência de uma replicação indiscriminada de uma célula danificada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais