Logo Passei Direto
Buscar
Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina.
Considerando o seguinte enunciado '[...] cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da Lei'. Para o cumprimento desse princípio, o Poder Executivo deverá estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. O enunciado refere-se ao Princípio da:
Legalidade.
Unidade.
Exclusividade.
Universalidade.
Eficiência.
User badge image
Desafios para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

O enunciado refere-se ao Princípio da Legalidade. Esse princípio estabelece que o Poder Público só pode agir conforme o que a lei permite, o que implica que todas as suas ações, incluindo a elaboração e execução do orçamento, devem estar em conformidade com a legislação vigente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina