Logo Passei Direto
Buscar
Conforme Knapp e Luz (2008), é uma técnica que pode ser utilizada com a finalidade de obter e questionar pensamentos automáticos, provocar reações emocionais e modificar crenças. Ao final, foi feito o automonitoramento e o resumo da sessão.
De qual técnica se trata?
a. Registro de pensamentos diários
b. Mindfulness
c. Dramatização (role-play)
d. Seta descendente
e. Associação livre
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a técnica mencionada, vamos analisar as opções: a) Registro de pensamentos diários - Essa técnica envolve anotar pensamentos automáticos, mas não necessariamente provoca reações emocionais ou modifica crenças de forma direta. b) Mindfulness - É uma prática de atenção plena, mas não se foca especificamente em questionar pensamentos automáticos ou modificar crenças. c) Dramatização (role-play) - Essa técnica envolve encenar situações, mas não é especificamente voltada para questionar pensamentos automáticos. d) Seta descendente - Essa técnica é utilizada para explorar e questionar pensamentos automáticos, levando a uma análise mais profunda das crenças subjacentes. Ela provoca reações emocionais e pode ajudar na modificação de crenças. e) Associação livre - É uma técnica psicanalítica que envolve falar livremente sobre qualquer pensamento, mas não se foca especificamente em questionar pensamentos automáticos. Diante da análise, a técnica que se encaixa na descrição de obter e questionar pensamentos automáticos, provocar reações emocionais e modificar crenças é: d) Seta descendente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Terapia Cognitivo Comportamental apresenta algumas técnicas de intervenção que auxiliam na intervenção terapêutica apontadas como eficazes por diversos estudos.
Assinale a alternativa que apresenta tais técnicas.
a. Reestruturação cognitiva, programação de atividades, associação livre e aprendizagem retroativa.
b. Contratransferência, aprendizagem retroativa, holding e ativação comportamental.
c. Automonitoração, resolução de problemas, interpretação dos sonhos e ativação comportamental.
d. Regulação homeostática, reestruturação cognitiva, ativação comportamental e psicoeducação.
e. Atenção flutuante, holding, programação de atividades e reestruturação cognitiva.

A técnica da Terapia Cognitiva Comportamental conhecida por Ensaio Comportamental, é um tipo de representação, onde o psicoterapeuta e cliente representam seguimentos de interações sociais já vividas ou que serão enfrentadas no futuro. Nessa técnica o cliente dramatiza o comportamento que planeja conduzir fora do setting terapêutico.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
a. Existem poucos planos comportamentais que podem ser treinado durante a sessão, o ensaio comportamental não é um deles.
b. Qualquer plano comportamental apresentado como demanda fora do setting terapêutico, pode ser 'ensaiado' na sessão.
c. A estratégia de ensaio comportamental, não é uma técnica da TCC, portanto, não deve ser utilizada no contexto psicoterapêutico para um profissional ético.
d. Não se deve ensaiar nenhum tipo de plano comportamental, pois assim, ficaria mais fácil para o cliente exercê-lo fora.
e. A única estratégia da TCC que deve ser ensaiada dentro do setting terapêutico é a da Cadeira Vazia.

Ativação comportamental é um conjunto de estratégias da Terapia Cognitivo Comportamental na qual o cliente recebe ajuda para ser mais ativo em sua vida, aumentando, assim, eventos que melhoram o humor, a vontade e outros sintomas depressivos. Dez sessões de ativação comportamental foram responsáveis por diminuir 90% dos sintomas depressivos e diversas pesquisas apontam a ativação comportamental como uma das principais estratégias no tratamento psicoterapêutico da depressão.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A principal ideia que embasa a ativação comportamental como tratamento para depressão é permitir que clientes com sintomas depressivos aprendam a lidar com sua negatividade e aumentar a consciência positiva através do re-desenvolvimento de metas pessoais na forma de curto, médio e longo prazo.
II. A Ativação Comportamental é um tipo de intervenção psicoterapêutica (mais comumente usado para tratar a depressão) que se concentra em mudanças comportamentais no cotidiano de um cliente.
III. Intervenções de Ativação Comportamental podem envolver ajudar o cliente a planejar mais atividades que eles realmente gostam de fazer, ajudando o cliente a desenvolver suas habilidades sociais, ou simplesmente fazer o cliente rastrear suas próprias emoções e atividades.
IV. A Ativação Comportamental é uma intervenção pouco utilizada na terapêutica dos transtornos neuropsiquiátricos.
V. A Ativação Comportamental visa induzir o cliente a realizar atividades com um potencial reforçador, como por exemplo caminhar ao ar livre, ir ao supermercado, pegar sol e falar com algum amigo ou familiar. Ao realizar qualquer destas atividades o indivíduo tende a ter um feedback próspero, que lhe motiva a aumentar gradativamente o número de atividades prazerosas e reduzir em mesmo grau o número de atividades desprazerosas.
a. IV, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I, II, III e V, apenas.
d. I, II, III, IV e V.
e. IV e V, apenas.

A Terapia Cognitivo Comportamental é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual as emoções e os comportamentos de um indivíduo estão diretamente ligados à forma como este avalia suas experiências no mundo. Tem seu foco nos pensamentos, crenças, sentimentos e vivências, como sustentação do comportamento disfuncional e tem o objetivo de compreender, identificar e corrigir formas distorcidas de pensar, gerir melhor as emoções e encontrar maneiras mais eficazes para lidar com as dificuldades e angústias do cotidiano.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Seus principais conceitos são: as crenças centrais, as crenças intermediárias, os pensamentos automáticos e as distorções cognitivas.
II. Pode ser aplicada a clientes de diversas idades e de diferentes níveis educacionais, econômicos ou culturais, podendo ser realizada individualmente ou em grupo. O que permanece como ponto comum no tratamento de todos os transtornos, em qualquer modalidade, é a identificação e a modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais.
III. A avaliação dos resultados obtidos na psicoterapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.
IV. A eficácia da psicoterapia depende do estabelecimento de um claro plano de tratamento que deve incluir, entre outros elementos, a educação do paciente sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento de uma relação transferencial, a formulação do problema, o estabelecimento de metas e a postulação de um insight.
V. A alta em Terapia Cognitivo Comportamental é dada quando o cliente é capaz de utilizar os recursos adquiridos na psicoterapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substituí-los por outros mais realistas.
a. I, II e V, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, II, III e IV, apenas.

A técnica seta descendente é uma das estratégias mais comuns para identificar crenças. Através de um pensamento automático os pacientes são estimulados a aprofundar seu nível de afeto e a explorar o pensamento.
Pensando no modelo cognitivo, a técnica da seta descendente parte de qual nível para chegar em qual nível?
a. Do nível intermediário da cognição para o nível mais superficial
b. Do nível intermediário da cognição para o nível mais central
c. Do nível mais central da cognição para o nível mais superficial
d. Do nível mais superficial da cognição para o nível intermediário
e. Do nível mais superficial da cognição para o nível mais central

É um exercício utilizado pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que nos possibilita controlar melhor os sentimentos, resolver conflitos, contestar pensamentos negativos e alterar comportamentos improdutivos.
Qual o nome desse exercício?
a. Registros de pensamentos assertivos
b. Registros de pensamentos funcionais
c. Registros de pensamentos complexos
d. Registros de pensamentos obsessivos
e. Registros de pensamentos disfuncionais

A terapia cognitivo comportamental é um processo de psicoterapia que, em certa medida, propõe que o paciente se torne seu próprio terapeuta conseguindo identificar seus pensamentos e crenças, avaliá-los e, então, conseguir modificar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Pode-se dizer que o processo terapêutico envolve ensinar coisas para o paciente/cliente.
Qual é o nome dado a esse caráter?
a. Psicoeducativo
b. Psicossocial
c. Psicolúdico
d. Psicoterapêutico
e. Psicológico

Não há nenhuma fórmula estabelecida para designar as tarefas de casa. Na verdade, a tarefa de casa é planejada sob medida para o paciente em questão, estabelecida de forma colaborativa e projetada de acordo com o conteúdo e as metas da sessão, as metas terapêuticas globais do paciente e do terapeuta e a conceituação do terapeuta sobre o paciente e sobre o estágio do paciente na terapia. Uma dessas tarefas, como vimos, é a biblioterapia.
Em que consiste a bilbioterapia?
a. A biblioterapia é um processo de escrita que auxilia as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscarem estratégias para resolver seus problemas tanto de ordem psicológica quanto física
b. A biblioterapia é um processo de escrita que auxilia as pessoas a perderem o controle de seus sentimentos e assim buscarem estratégias para resolver seus problemas tanto de ordem psicológica quanto física
c. A biblioterapia é um processo de leitura que auxilia as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscarem estratégias para complicar seus problemas tanto de ordem psicológica quanto física
d. A biblioterapia é um processo de leitura que auxilia as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscarem estratégias para resolver seus problemas tanto de ordem psicológica quanto física
e. A biblioterapia é um processo de leitura que auxilia as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscarem estratégias para resolver seus problemas apenas de ordem física

Um conjunto de pensamentos automáticos com o mesmo tema podem dar indícios de crenças mais arraigadas dos pacientes sobre si mesmos, outros ou o mundo. Uma das características da terapia é ajudar ao paciente a compreender suas crenças subjacentes, possibilitando que alterem os fatores que fazem surgir seus pensamentos disfuncionais e consequentemente suas emoções. Há uma técnica que é uma das estratégias mais comuns para identificar crenças. Através de um pensamento automático os pacientes são estimulados a aprofundar seu nível de afeto e a explorar o pensamento.
Qual é o nome dessa técnica?
a. Seta incandecente
b. Seta ascendente
c. Seta descendente
d. Seta insurgente
e. Seta curva

Mais conteúdos dessa disciplina