Buscar

como faço para saber se um determinado crime é ediondo

como faço para saber se um determinado crime é ediondo

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Os crimes hediondos estão previstos na Lei n° 8.072 de 25 de julho de 1990.

O crimes  considerados hediondos são:Homicídio (art. 121) quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2o, I, II, III, IV e V);Latrocínio (art. 157, § 3o);Extorsão qualificada pela morte (art. 158, § 2o);Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e §§ lo, 2o e 3o);Estupro (art. 213, caput e §§ 1o e 2°);Estupro de vulnerável  (art. 217-A, caput e §§ 1o, 2o, 3o e 4°);Epidemia com resultado de morte, ou seja, propagação de vírus que cause epidemia e resulte na morte de pessoas (art. 267, § 1o);Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais (art. 273, caput e § 1o, § 1o-A e § 1o-B);Genocídio, tentado ou consumado (art. 1°, 2° e 3° da Lei n° 2.889 de 1 de outubro de 1956).

Logo os crimes hediondos são estes que estão nesta lei, então fica a pergunta para que eles existem nessa configuração? É porque antigamente para poder ter abatimento na pena, teria de trabalhar na cadeia ou etc. Tendo o que chamamos progressão de regime, logo passaria mais rapidamente da fechada, para semi-aberta e assim sucessivamente. Porém nos crimes HEDIONDOS ANTIGAMENTE, QUEM COMETIA ESSES CRIMES NÃO PODERIAM TER PROGRESSÃO DE REGIME, se inicia-se fechado, seria fechado até o final. Mas a partir da lei de 2007, salvo engano, todos já possuem direito de progressão de regime, para os que foram condenados e julgados antes de 2007, progredia de regime cumprindo 1/6 da pena. E depois de 2007 cometendo crimes hediondos, ficou 3/5 reincidente, e 2/5 sem ser reincidente, para progressão de regime.

CAI QUASE SEMPRE NA OAB ESSA PERGUNTA, ENTÃO ESPERO TER ENTENDIDO, BOA SORTE LUDDY!

NÃO ESQUEÇA DE APROVAR A RESPOSTA, se gostou! Boa sorte!

 

2
Dislike0
User badge image

nubia omena

GENTE!!!A fraude Bilateral exclui o tipo penal de Estelionato, justifique? DIREITO PENAL iii

0
Dislike0
User badge image

Letícia Garcia

Crimes hediondos são os crimes entendidos pelo Poder Legislativo como os que merecem maior reprovação por parte do Estado. No Brasil, encontram-se expressamente previstos na Lei Nº 8.072 de 1990.

Os crimes hediondos, do ponto de vista da Criminologia sociológica, são os crimes que estão no topo da pirâmide de desvaloração axiológica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à sociedade. São considerados hediondos os crimes cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime “de gravidade acentuada”.

Os crimes hediondos são os crimes cometidos contra os bens que são protegidos pela Constituição Federal (CF). Um dos bens que a CF deve proteger, guardar é a vida. Logo, os crimes que atentam contra a vida são hediondos, assim como os que atentam contra a honra, e os demais direitos fundamentais inclusos nas cláusulas pétreas - pontos fundamentais dela. A nova discussão sobre os crimes hediondos proposta pelo conjunto de prefeitos, governadores, lideres sindicais e de movimentos sociais, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, inclui no rol dos crimes hediondos a corrupção, tendo tal inclusão que ser aprovada em plebiscito - ainda sem data certa para ocorrer.

Do ponto de vista semântico, o termo "hediondo" significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente. O crime hediondo é o crime que causa profunda e consensual repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutível legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana.

Ontologicamente, o conceito de crime hediondo repousa na ideia de que existem condutas que se revelam como a antítese extrema dos padrões éticos de comportamento social, de que seus autores são portadores de extremo grau de perversidade, de perniciosa ou de periculosidade e que, por isso, merecem sempre o grau máximo de reprovação ética por parte do grupo social e, em conseqüência, do próprio sistema de controle.

Crimes considerados hediondos no Brasil

  • Homicídio quando praticado em atividade típica de extermínio, ainda que cometido por um só agente.
  • Homicídio Qualificado
  • Latrocínio;
  • Extorsão qualificada pela morte;
  • Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada;
  • Estupro;
  • Estupro de vulnerável;
  • Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais;
  • Crime de genocídio;
  • Favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável

Crimes equiparados aos crimes hediondos

Espero que ajude :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais