Buscar

Como compatibilizar igualdade e liberdade no constitucionalismo contemporâneo?

Se eu tenho um Estado socialista tenho a igualdade, mas nao tenho a liberdade, mas no capitalista tenho a liberdade garantida, mas nao a igualdade.

💡 5 Respostas

User badge image

Marcio Tauil

Procure suporte teórico em Rawls. Ele trabalha exatamente com esses dois princípios.
1
Dislike0
User badge image

Bruno Sales

Bom dia Raissa, veja bem, nenhuma sociedade já foi livre e igual se consideramos o conceito dessas características tanto no sistema capitalista como no sistema socialista. O que realmente torna as pessoas iguais e a visão e objetivos compartilhados ou seja a unanimidade coletiva sem oposição de vontade diversa, o que é inviável em qualquer sociedade, essa oposição entende-se como a liberdade de escolher o que quer, a pluralidade de pensamentos tornas as pessoas desiguais, no entanto livres, surgindo assim uma controvérsia de liberdade e igualdade.

Portanto se houver uma sistema onde tais características se unem liberdade de escolha e igualdade unânime, essa sociedade chegará perto de ser uma sociedade livre e igual.

0
Dislike0
User badge image

Lucas

De acordo com meus conhecimentos o capitalismo é a forma mais igualitária de governo que existe pois qualquer um pode atingir patamares altos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais