Buscar

Tendo como foco a estrutura tridimensional de uma proteína antigênica, esquematize e explique esses dois tipos de epítopos.

Os epítopos podem ser classificados como lineares ou conformacionais. 

💡 2 Respostas

User badge image

Diogo Gomes

Adriele, epítopos formados por aminoáciodos adjacentes são chamados determinantes lineares. Em contraste, determinantes conformacionais são formados por aminiácios que não estão em sequência, mas se tornam espacialmente justapostos na proteína dobrada.

Anticorpos específicos para certos determinantes lineares e anticorpos específicos para determinantes conformacionais podem ser usados para determinar se uma proteína está desnaturada ou se encontra-se na sua conformação nativa, respectivamente.

Espero ter ajudado! =D

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um epítopo linear ou sequencial é um epítopo que é reconhecido pelos anticorpos pela sua sequência linear de aminoácidos ou estrutura primária . Em contraste, a maioria dos anticorpos reconhece um epítopo conformacional que possui uma forma tridimensional específica e sua estrutura proteica . Um antígeno é qualquer substância que o sistema imunológico pode reconhecer como sendo estranho e que provoca uma resposta imune.


Como os antígenos são geralmente proteínas que são muito grandes para se ligarem como um todo a qualquer receptor , apenas segmentos específicos que formam o antígeno se ligam a um anticorpo específico. Tais segmentos são chamados epítopos . Da mesma forma, é apenas paratopo do anticorpo que entra em contato com o epitopo.


Um epitopo conformacional é uma sequência de subunidades (geralmente aminoácidos) que compõem um antígeno que entra em contato direto com um receptor do sistema imunológico. Um antígeno é qualquer substância que o sistema imunológico possa reconhecer como estranho.


Os antígenos são geralmente proteínas que são muito grandes para se ligarem como um todo a qualquer receptor, de modo que apenas segmentos específicos, que formam o antígeno, se ligam a um receptor específico. Tais segmentos são chamados epítopos . Da mesma forma, é apenas paratopo do receptor que entra em contato com o epitopo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais