Buscar

No caso abaixo, responda se a venda deve ou não ser desfeita.

Antônio recebeu de Benedito um apartamento em locação, para fins residenciais, sendo celebrado por contrato escrito com prazo de 36 meses.No contrato que não foi averbado a matrícula do imóvel, foi estipulado direito de preferência do inquilino na compra do imóvel, a ser exercido no prazo de 30 dias. Passado um ano de vigência da locação, o  apartamento é vendido a um terceiro, sem ser consultado o locatário.

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

No caso em tela, poderá o locatário entrar com depósito judicial para compra do bem, devido a seu Direito de Preferência, devendo ser desconsiderada esta venda que foi feita para terceiro.

Bom, pelo meu ponto de vista será dessa maneira, espero ter colaborado! Se gostou, não esquece de aprovar,  Boa sorte!

3
Dislike1
User badge image

Rafael Aguiar

Acredito que, pelo seu direito de preferência, o locatário deveria requerer a compra do bem, direito inter partes constituido pelo contrato. Ocorre que, apesar disso, o terceiro que comprou, o fez de boa fé, e nosso ordenamento jurídico proteje tal sujeito. Sendo assim, acredito não haver modo do locatário requerer a compra do bem pra si, mas apenas ajuizar ação indenizatória pleiteando perdas e danos.

Espero ter contribuído !

0
Dislike0
User badge image

Lucas Vignoli

Avenda não deve ser desfeita, porém deve haver a indenição por perdas e danos, uma vez que a clausula contratual foi ferida, frustando-o e ferindo o principio da boa-fé objetiva. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais