Buscar

Quais são os principios constitucionais ?

.

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Os Pricípios Constitucionais estão previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Assim, podemos citar alguns: Princípio da legalidade - ninguem será obrigado a fazer algo ou deixar de fazer senão em virtude de lei. Princípio da Igualdade - todos são iguais perante a lei, devendo existir igualdade para os iguais e desilgualdade para os desiguais. Princípio da liberdade - todos temos liberdade de crença, locomoção, e de pensamento. Princípio do Contraditório - todos temos de defesa mediante a acusação que pode vir a ser imposta por outrem. Principio da proporcionalidade - deve a lei ser aplicada na medida da prática do agente. Temos ainda o princípio da simetria e isonomia. 

Espero que ajude, se gostou da resposta não esqueça de aprovar, obrigado!

19
Dislike4
User badge image

Rodrigo Souza

Segundo José Afonso da Silva, os princípios constitucionais são ordenações que se irradiam e imantam os sistemas de normas. Informa ainda o citado autor que tais princípios podem estar positivadamente incorporados, por ser a base de normas jurídicas', o que os transformaria em normas-princípios constituindo, dessa forma, os preceitos básicos da organização constitucional.

Os Pricípios Constitucionais estão previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Assim, podemos citar alguns:

  • Princípio da legalidade
  • Princípio da igualdade
  • Princípio da liberdade
  • Princípio da ampla defesa
  • Princípio da isonomia
  • Princípio do contraditório
  • Princípio da proporcionalidade da lei
  • Princípio da simetria
6
Dislike1
User badge image

Nando Slm

Deacordo com a nossa constituição promulgada em 1988, os principios constitucionais se baseiam no conhecimente de deveres e direitos que cada cidadão possui , ou seja, normas juridicas .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais