Buscar

Características que fazem os vermes serem disseminados e numerosos no ambiente?

É possível que 4,5 milhões de nematoides individuais foram encontrados em 1m2 do lodo marinho da Holanda e 90.000 em apenas uma maçã podre. Sendo assim, qual a característica que faz esses vermes serem tão disseminados e numerosos no ambiente? E quais outras funções dessa característica nos nematoides?

💡 1 Resposta

User badge image

Nanda Glicia

HELMINTOS INTESTINAIS

Os nematódios intestinais de importância para o homem são:

  • 1 .Ascaris lumbricoides (lombrigas)

  • 2. Trichinella spiralis (triquinose)

  • 3. Trichuris trichiura (tricocéfalos)

  • 4. Enterobius vermicularis (oxiúros)

  • 5. Strongyloides stercoralis (diarréia da Cochinchina)

  • 6. Ancylostoma duodenale and Necator americanus (verme do amarelão)

  • 7. Dracunculus medinensis (serpente de fogo dos Israelitas).

E. vermicularis e T. trichiura são parasitas exclusivamente intestinais. Outros helmintos listados acima têm fase intestinal e nos tecidos.

1.ASCARIS LUMBRICOIDES (GRANDES LOMBRIGAS INTESTINAIS)

 Morfologia
O verme-fêmea mede em média 30 cm x 5 mm. O macho é menor.

Ciclo de vida 
A infecção ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com ovos infectivos que eclodem na parte superior do intestino delgado. A larva (250 x 15 micrometros) penetram na parede intestinal e entram nas vênulas ou vasos linfáticos. As larvas passam pelo fígado, coração e pulmão até chegarem aos alvéolos em 1 a 7 dias, em cujo período elas crescem até 1.5 cm. Elas migram até os brônquios, ascendem a traquéia até a glote, e descem pelo esôfago para o intestino delgado onde elas maturam em 2 ou 3 meses. Uma fêmea pode viver no intestino por 12 a 18 meses e tem a capacidade de produzir 25 milhões de ovos com uma média diária de 200.000 ovos. Os ovos são excretados nas fezes, e sob condições favoráveis (21 a 30 graus C, humidade, ambiente ventilado) larvas infectivas são formadas dentro do ovo. Os ovos são resistentes a desinfetantes químicos e sobrevivem por meses em esgôtos, mas são mortos pelo aquecimento (40 graus C por 15 horas). A infecção é de homem para homem. Pode ocorrer autoinfecção.

2.Trichinella spiralis (Triquinose)

Morfologia
A fêmea adulta mede 3.5 mm x 60 micrômetros. As larvas no tecido (100 micrômetros x 5 micrômetros) estão enroladas em uma cápsula com a forma de bola de futebol americano.

Ciclo de vida
A infecção ocorre pela ingestão das larvas, em carne mal cozida, que imetiatamente invadem a mucosa intestinal e se diferenciam sexualmente em 18 a 24 horas. A fêmea, após a fertilização, enterra-se profundamente na mucosa intestinal, enquanto que o macho é expelido (estágio intestinal). Por volta do 5º dia os ovos começam a eclodir no verme feminino e larvas jovens são depositadas na mucosa, de onde elas atingem os vasos linfáticos, linfonodos e a corrente sanguínea (migração larval). A dispersão larval ocorre 4 a 16 semanas após a infecção. As larvas são depositadas na fibra muscular e no músculo estriado, elas formam uma cápsula que se calcifica para formar um cisto. No tecido não estriado, como coração e cérebro, as larvas não se calcificam. Elas morrem e se desintegram. O cisto persiste por vários anos. Um verme-fêmea produz aproximadamente 1500 larvas. O homem é o hospedeiro terminal. O reservatório inclui a maioria dos animais carnívoros e onívoros.

3.Trichuris trichiura (tricocéfalos)

Morfologia
O organismo feminino tem 50 mm de comprimento com um diâmetro anterior menor (100 micrometros de diâmetro) e uma parte posterior mais espessa (500 micrômetros de diâmetro). O macho é menor e tem uma extremidade posterior enrolada. Os ovos de Trichuris têm forma oval como bola de futebol americano e tem um plugue em ambas as extremidades.

Ciclo de vida
A infecção ocorre pela ingestão de ovos embrionados do solo. A larva escapa da casca  na parte superior do intestino delgado e penetra no vilus onde permanece por 3 a 10 dias. Ao atingir a adolescência, as larvas passam para o cecum e penetram na mucosa. Elas atingem a idade de ovoposição em 30 a 90 dias de infecção, produzem 3.000 a 10.000 ovos por dia e vivem 5 a 6 anos. Os ovos eliminados pelas fezes se embrionam em solo húmido em 2 a 3 semanas. Os ovos são menos resistentes à dessecação, calor e ao frio do que os ovos de áscaris. O embrião morre sob dessecação a 37 graus C em 15 minutos. Temperaturas de 52 graus C e -9 graus C são letai

4.Enterobius vermicularis (oxiúros)

Morfologia
O verme-fêmea mede 8 mm x 0.5mm; o macho é menor. Os ovos (60 micrômetros x 27 micrômetros) são ovóides mas assimetricamente achatados em um lado.

Ciclo de Vida
A infecção ocorre quando ovos embrionados são ingeridos a partir do meio ambiente, com alimentos ou contato com as mãoes. A larva embrionária eclode no duodeno e atinge a adolescência no jejuno e ílio superior. Os vermes adultos descem para o baixo íleo, cecum e cólon e vivem lá por 7 a 8 semanas. As fêmeas grávidas, contendo mais de 10.000 ovos migram à noite, para a região perianal e depositam ovos aí. Os ovos maturam em um ambiente oxigenado e úmido e são infecciosos 3 a 4 horas mais tarde. Infecção homem-para-homem e autoinfecção são comuns. O homem é o único hospedeiro.

5.Strongyloides stercoralis (Nematelminto)

Morfologia
O tamanho e forma do nematelminto varia dependendo de se o parasita é de vida livre. A fêmea do parasita é maior (2.2 mm x 45 micrômetros) do que o verme de forma livre (1 mm x 60 micrômetros) (figura 10). Os ovos, quando posto medem 55 micrômetros por 30 micrômetros.

Ciclo de vida 
A larva infectiva de S. stercoralis penetra a pela do homem, entra na circulação venosa e passa pelo lado direito do coração para os pulmões, onde penetra nos alvéolos. Daí, os parasitas adolescentes ascendem para a glote, são degludidas, e atingem a parte superior do intestino delgado, onde se desenvolvem em adultos. Fêmeas poedeiras se desenvolvem em 28 dias após a infecção. Os ovos na mucosa intestinal, eclodem e se desenvolvem em larvas 
rabditiformes no homem. Essas larvas podem penetrar através da mucosa e voltam ao ciclo para a circulação sanguínea, pulmões, glote e duodeno e jejuno; assim elas continuam o ciclo de autoinfecção. Alternativamente, elas são eliminadas pelas fezes, se desenvolvem em formas filariformes infectivas e entram em outro hospedeiro para completar o ciclo direto. Se não encontrar um hospedeiro adequado, as larvas maturam em vermes de vida livre e põem ovos no solo. Os ovos eclodem no solo e produzem larvas rabditiformes que se desenvolvem em larvas filariformes infectivas e entram em um novo hospedeiro (ciclo indireto), ou maturam em formas adultas do verme para repetir o ciclo de vida livre.

6.Necator americanus e Ancylostoma duodenalis  (Hookworms=vermes com gancho)

Morfologia
Fêmeas adultas de Necator/Ancylostoma medem cerca de 11 mm x 50 micrômetros. Machos são menores. A extremidade anterior de N. americanus é dotada de um par de placas cortantes curvadas, enquanto que oA. duodenale é equipado com um ou mais pares de dentes. Os vermes dos hookworms medem 60 micrômetros x 35 micrômetros.

Ciclo de vida 
O ciclo de vida dos Necator/Ancylostomas é idêntico ao do das larvas migrans, exceto pelo fato de os primeiros não serem capazes de uma vida-livre ou ciclo de autoinfecção. Além disso, A. duodenale pode infectar também pela rota oral.

7.Dracunculus medinensis (Verme da Guiné; Serpente de fogo) 

Morfologia
A fêmea adulta do verme mede 50-120 cm por 1 mm e o macho tem a metade deste tamanho.

Ciclo de vida
A infecção é causada pela ingestão de água contaminada com crustáceos (copepodas) infectados com larvas. A larva rabditiformes penetram no trato digestivo humano, se alojam no tecido conjuntivo frouxo e maturam em forma adulta em 10 a 12 semanas. Em cerca de um ano, a fêmea grávida migra para os tecidos subcutâneos dos órgãos que normalmente estão em contato com a água e descarrega as larvas na água. As larvas são coletadas pelo crustáceo, no qual elas se desenvolvem em formas infectivas em 2 a 3 semanas.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais