Buscar

Por que a difusão facilitada pode ser saturada (atingir capacidade máxima)?

💡 3 Respostas

User badge image

Bernardo Farias

Porque ela se dá através de proteínas transportadoras. A velocidade máxima de transporte ocorre quando as proteínas encontram-se saturadas, isto é, quando todos os sítios de todas as proteínas transportadoras estiverem ocupados com o transporte. Isso significa que, qualquer adição de moléculas com afinidade pelos sítios proteicos não aumentará em mais nada a velocidade de transporte. 

Um exemplo claro disso é o que ocorre com a reabsorção de glicose no túbulo proximal dos néfrons. Para concentração de glicose no fluido tubular de até 200 mg/dL, toda a glicose é reabsorvida e o transporte encontra velocidade máxima. Quando a concentração de glicose no fluido tubular ultrapassa a concentração anteriormente citada, o excedente de glicose não é reabsorvido. Nesse caso, este excesso é perdido através da urina, levado a glicosúria (glicose detectável na urina). Do ponto de vista cinético, a concentração de 200 mg% de glicose representa o ponto no qual todos os transportadores de glicose (no caso, o simportador SGLT2) encontram-se ocupados com o transporte de glicose. Como não há sítios extras de transporte, a glicose excedente, infelizmente, é perdida, sendo excretada.

Gostaria apenas de fazer uma ressalva no meu exemplo. O transporte de glicose no TP não é por difusão passiva na membrana apical das células tubulares, mas sim uma modalidade de transporte ativo secundário. Mesmo assim, o raciocínio assemelha-se em grande monta ao da difusão passiva. 

Espero ter ajudado. 

Bons estudos. 

0
Dislike0
User badge image

Luana Arruda

Muito obrigada, ajudou bastante! (:

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na difusão facilitada as partículas são capazes de entrar ou sair da célula utiliando sua fixação em proteínas  chamadas de  proteínas transportadoras (altamente específicas) ,ou então, por meio de poros aquosos advindos de canais proteicos, ambos expostos na membrana celular.


Esses canais autoriza o transporte de substâncias por meio de proteínas transmembrana que penetram  na membrana plasmática, concedendo a passagem de partículas. O trânsito de moléculas por meio dos poros  acontece a favor de um gradiente de concentração , possuem seletividade e podem ser saturados.


Isso porque na difusão facilitada a velocidade da reação não é proporcional à concentração do meio, e a taxa de difusão é suscetível. Conforme há um aumento da concentração do soluto, o meio vai atingir um  ponto de saturação em que todas as proteínas transportadoras podem ser sobrecarregadas, ficando saturadas e não  autorizando o acréscimo da velocidade da reação.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais