Buscar

Super bactérias, como se formam?

Alguém tem algum material que explique, detalhadamente, o surgimento das super bactérias? De que forma os antibioticos causam o estresse nelas e como elas adquirem/criam resistência?

 

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela

Superbactérias é o nome dado ao grupo de bactérias que consegue resistir ao tratamento com o uso de uma grande quantidade de antibióticos. Normalmente associadas ao ambiente hospitalar, essas bactérias são um grave problema para pacientes debilitados.

 

Reprodução das bactérias


Ser humano feito de antibióticos.

As bactérias possuem reprodução assexuada, procedimento que acontece de maneira muito rápida, em cerca de 20 minutos um micro-organismo consegue se dividir em dois. Existe ainda a possibilidade de bactérias diferentes trocarem informações e materiais biológicos entre si, podendo vir a transferir o DNA de uma à outra, fazendo com que elas fiquem ainda mais resistentes, mesmo com a ausência de sexo.

Os locais mais atraentes para o ataque das superbactérias são os hospitais, com mais relevância nos centros cirúrgicos e UTI’s, devido o fato delas conseguirem se desenvolver de maneira rápida. O seu acometimento se dá com mais frequência em indivíduos que estão debilitados, com baixa imunidade.

Os principais meios de transmissão com as superbactérias se dão pela falta de higiene e o contato com as secreções de um indivíduo que esteja infectado.

Superbactérias

Os principais micro-organismos dessa categoria constatados até hoje são:

» Clostridium: causa infecções intestinais;
» Streptococcus: causa infecções respiratórias;
» Psudonomas: causa infeções intestinais, urinárias e pulmonares;
» Proteus: causa infecções intestinais e urinárias;
» Enterecoccus: causa infecções e intestinais e problemas nas válvulas do coração;
» Staphylococcus aureus: causa infecções na pele e no sistema respiratório;
» NDM-1: causa infecções na pele;
» KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase): causa infecções urinárias, no sangue, pneumonia e vários outros problemas, podendo levar o indivíduo a óbito.



1
Dislike0
User badge image

Kildery Muniz

É tudo uma questao de evolução e adaptação. 

Uma pessoa está doente, seu médico prescreve um antibiótico.A pessoa toma o remedio por alguns dias, e ao perceber que ja estava melhor parou de tomar o remedio que foi indicado para mais alguns dias. Depois de um tempo esta pessoa comeca a apresentar novamente os sintomas da doença. Sem consultar o medico tratou de tomar novamente os antibioticos, mas depois de alguns dias os sintomas n passavam.

Este caso ilustra uma das formas de producao de uma superbacteria. Com o uso de antibioticos muitas bacterias acabam morrendo, mas naturalmente existem algumas que conseguem resistir por mais tempo, um dos motivos é a variabilidade genética e a alta capacidade de mutação desses seres. Essas bacterias que resistiram com a suspensão do medicamento começam a repopular, porem a bacteria passa sua resistencia para as futuras geracoes. Essas novas infestacoes podem estar mais resistentes ao uso do antibiotico que foi usado anteriormente.

Neste caso o antibiotico funcionou como fator de seleção, selecionando somente aquelas bacterias mais resistentes, e foram justamente essas que passaram suas caracteristicas adiante.

Apóse essas bacterias passarem por varias selecoes, ela acabara adiquirindo cada vez mais resistencia a diversos fatores. Quando isso acontece há a criacao de uma super-bactéria, uma bacteria super resistente.

Para maiores esclarecimentos procure em livros de microbiologia. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabe-se que as bactérias que se tornam mais fortes por causa do uso de antibióticos de forma errada. O que pode parecer uma profecia alarmista é na verdade uma realidade nos sistemas de saúde de todo o mundo. A resistência aos antimicrobianos, especialmente a resistência aos antibióticos, é um tema que preocupa tanto os países desenvolvidos como países em desenvolvimento. O problema é mais sério em locais onde o consumo de antibióticos não é bem controlado nem orientado.


A explicação para o surgimento de bactérias mais resistentes está na teoria da seleção natural das espécies elaborada por Charles Darwin. Quando são expostas aos antibióticos, um grupo pequeno de bactérias mais fortes pode sobreviver e posteriormente se reproduzir. Isso significa que, a cada geração, as bactérias mais resistentes dão origem a outras bactérias que também são resistentes.


Os hospitais, principalmente os centros cirúrgicos, são os locais mais comuns onde estas superbactérias se desenvolvem. Isso ocorre em função de uma conjugação de fatores. Os pacientes costumam estar com o organismo debilitado, pois estão doentes ou passaram por cirurgia. Caso o processo cirúrgico não siga com rigor os procedimentos de higienização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos ou até mesmo os cirurgiões ou integrantes de sua equipe estejam com as mãos contaminadas, pode haver a entrada e rápido desenvolvimento destas superbactérias nos pacientes. O contágio é feito através do contato com secreções de um paciente infectado. E se nada é feito, o hospital torna-se o ambiente favorável para a disseminação delas para outras pessoas que passam por cirurgias ou procedimentos evasivos.

Fonte:

http://portal.anvisa.gov.br/rss/-/asset_publisher/Zk4q6UQCj9Pn/content/superbacterias-de-onde-vem-como-vivem-e-se-reproduzem/219201?inheritRedirect=false

https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/superbacterias.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais