Buscar

co-fatores/coenzimas, qual sua importância para a atividade enzimática?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaella

 As coenzimas são pequenas moléculas que transportam grupos químicos de uma enzima para outra. Os cofatores são substâncias orgânicas ou inorgânicas necessárias ao funcionamento das enzimas.

6
Dislike0
User badge image

Gabriella Bento

Coenzimas são moléculas orgânicas pequenas, frequentemente derivadas de vitaminas. As que são que são alteradas são também chamadas de co-substratos. Íons metálicos são frequentemente necessários para reações enzimáticas e chamados cofatores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. Entretanto, a partir de uma determinada temperatura, a velocidade da reação diminui bruscamente.


O aumento de temperatura provoca maior agitação das moléculas e, portanto, maiores possibilidades de elas se chocarem para reagir. Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.


Coenzima é uma substância orgânica não protéica necessária ao funcionamento de certas enzimas. A parte protéica de uma enzima chama-se apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. Uma coenzima pode se destacar de sua respectiva haloenzima para designar função específica (o exemplo mais comum é o NAD e o FAD, ambas coenzimas de holoenzimas desidrogenases que estabelecem importante papel no Ciclo de Krebs).

Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABQdMAJ/enzimas-coenzimas

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica12.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais