Buscar

O que aconteceu com a taxa de câmbio do Brasil nos últimos três anos? Valorizou ou desvalorizou?

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel Araujo

O real perdeu valor com relação ao dolar. O câmbio desvalorizou.

2
Dislike0
User badge image

Danilo Barbato

Aconteceu um desastre, a econômica enfraqueceu, aumentaram os impostos devido a má administração pública e não só o dólar, mas outras moedas ganharam valor sobre o real.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 3,10, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 3,10. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Especialistas apontam que a vantagem desse tipo de regime é a previsibilidade do câmbio e dos contratos de negócios. Em contrapartida, pode haver pressão inflacionária, já que o BC eventualmente precisa emitir uma quantidade maior de moeda nacional para “defender” a taxa de câmbio que ele mesmo estipulou. Com mais dinheiro em circulação, ele perde o valor e daí surge o efeito da inflação. Pode haver ainda prejuízo para as empresas exportadoras se a moeda nacional estiver muito valorizada e o país, em meio a uma inflação crescente. Isso porque, com o dólar baixo, os produtos importados ficam mais atrativos para os consumidores, e o produtor nacional pode não sobreviver à concorrência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais