Buscar

Conselhos Escolares,democratização da escola e a construção da cidadania?

seria tomar uma atitude `respeito de como integrar a comunidade no ambiente escolar

💡 5 Respostas

User badge image

Jessica Preti

Ao se falar em "democratização da escola" é preciso ter em mente o conceito de democracia que se almeja, de que forma ele é abordado nos dias atuais e as distorções que ocorrem em relação a este termo. Atualmente se fala muito em democracia, cidadania, participação, porém, a democracia que se tem é um democracia de cunho liberal (representativa) a qual delimita a liberdade apenas na escolha do voto não considerando  a real participação dos cidadãos nas tomadas de decisões públicas de interesse da maioria populacional, ou seja, a classe menos favorecida. Este modelo afeta diretamente nas escolas públicas, as quais, embora tenham um projeto voltado em grande parte para a formação do cidadão, trabalham de forma a atender apenas a exigência do mercado esquecendo qual é o papel da escola e que sujeito pretendem formar. Para que ocorra então a construção desta cidadania a escola precisa primeiramente definir um ideal democrático que atenda as necessidades da comunidade ali presente elaborando projetos com base na participação desta comunidade, incluindo desde o funcionário de serviços gerais até a equipe pedagógica, os professores, alunos, pais afim de trabalhar com a realidade ali encontrada de maneira a desenvolver um sujeito com consciência crítica o qual compreenda a realidade com que se depara e forma como ocorre, possibilitando de fato que este exerça sua cidadania frente a sociedade.

 

1
Dislike0
User badge image

Claudia Moura

Olha Democratização da escola tem a ver com garantir o direito a participação de todos os integrantes da escola. Uma escola participativa, onde todos tem voz, e são ouvidos. Isso assim garante a verdadeira Cidadania, o verdadeiro ato de exercer seus direitos de cidadão. Os Conselhoes escolares são grupos onde iram se discutir sobre tudo o que se quer fazer, com a participação de todos do grupo, onde cada um expressão sua opinião! Assim está tudo relacionado! Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais