Buscar

Existe diferença entre decretos legislativos e decreto- lei?

💡 3 Respostas

User badge image

Lincoln Sestito Neto

O Decreto legislativo não se confunde com o Decreto, emitido pelo poder executivo, de acordo com as suas competências definidas na constituição, nem com o Decreto-lei, um misto de decreto e lei, originariamente oriundo de regimes de exceção, com força e conteúdo de lei, mas sem a aprovação do poder legislativo. O decreto legislativo é espécie normativa primária, de hierarquia legal, integrante do processo legislativo, privativa do Congresso Nacional, para o trato de matérias de sua competência exclusiva.

No Brasil, o decreto-lei deixou de ser previsto pela chegada da Constituição de 1988.

 

4
Dislike0
User badge image

Marcos Cerqueira

decreto legislativo é o ato normativo pelo qual o perder legislativa disciplina matéria privativas da sua competência, já o decreto-lei ( que já não existe mais) era um ato normativo, do poder executivo,que disciplinava algumas matérias previstas na constituição, tem grande semelhança com a medida provisório.
1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O Decreto legislativo não se confunde com o Decreto, emitido pelo poder executivo, de acordo com as suas competências definidas na constituição, nem com o Decreto-lei, um misto de decreto e lei, originariamente oriundo de regimes de exceção, com força e conteúdo de lei, mas sem a aprovação do poder legislativo. O decreto legislativo é espécie normativa primária, de hierarquia legal, integrante do processo legislativo, privativa do Congresso Nacional, para o trato de matérias de sua competência exclusiva.No Brasil, o decreto-lei deixou de ser previsto pela chegada da Constituição de 1988.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais