Buscar

O que é Antropologia?

O que é Antropologia?

💡 4 Respostas

User badge image

Marizete Lopes de Menezes

A palavra Antropologia nos remete ao homem, nos mostra que ele é o objeto material de estudo. Em uma resposta mais "teológica"; a antropologia busca, através de reflexões, a verdade sobre a pessoa humana e o mundo; o ser humano criado à imagem de Deus num processo de evolução, dividido desde a origem pelo pecado em suas múltiplas relações e dimensões.

Como disciplina, compete a ela refletir sobre a superação do dualismo antropológico; a autonomia humana na pós-modernidade; identificar o ser humano como razão do plano da salvação, que não se confunde com a realização histórica e nem com o cerceamento da realidade humana; compreender o ser humano num processo de evolução, desde a perspectiva teológica; analisar o contexto cultural do ser humano desde suas divisões e responsabilidades, entre outros.

 

7
Dislike2
User badge image

Jeverson Nascimento

Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e ahumanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.1 A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antopometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

3
Dislike0
User badge image

Ivan Santos da Silva

Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais