Buscar

Explique uma razão para a toxicidade da amônia?

💡 2 Respostas

User badge image

Márcia Eduarda

sim

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A amônia é altamente tóxica. Normalmente, a concentração de amônia no sangue é <50 µmol / L, e um aumento de apenas 100 µmol / L pode levar a distúrbios da consciência. Uma concentração sanguínea de amônio de 200 µmol / L está associada a coma e convulsões.


A explicação da toxicidade de tais concentrações (relativamente) baixas de amônio está na enzima glutamato desidrogenase. Esta enzima catalisa a desaminação oxidativa do glutamato em amônio e cetoglutarato; a reação é prontamente reversível, e a direção da reação (em direção à desaminação da formação de glutamato ou glutamato) depende das concentrações relativas dos vários substratos. À medida que a concentração de amônio aumenta, a reação prossegue na direção da formação de glutamato a partir do cetoglutarato.


O efeito da formação de glutamato a partir do cetoglutarato é o esgotamento do pool mitocondrial de cetoglutarato, que é um intermediário chave no ciclo do ácido cítrico. Como resultado, a taxa de atividade do ciclo de ácido cítrico diminui, reduzindo muito consideravelmente a taxa de formação de ATP. É essa falta de ATP que afeta o transporte iônico através das membranas das células nervosas, resultando em perturbação e perda da consciência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais