Buscar

Curva de oferta verticalmente inclinada o que isto tem a ver com exogeneidade da Moeda?

6) Quais as razões teóricas, gráficas e de elasticidade que justificam uma curva de oferta verticalmente inclinada e o que isto tem a ver com o conceito de Exogeneidade da moeda?

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Luiz Pacheco

Quando a curva de oferta da moeda (ou qualquer varíavel econômica) é vertical diz-se que é uma variável dada, ou seja, exógena (que não se altera com modificações nas outras variáveis analisadas no diagrama). 

Você também pode dizer que a variável é inelástica (porque não responde a alterações). Toda variável inelástica vai aparecer em um diagrama de estática comparativa como uma linha vertical.

1
Dislike0
User badge image

Deusdete Garcia

num grafico cartesiano toda curva expressa a qualquer grau de inclinação é uma curva exógena.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A curva de oferta indica, para diferentes preços, quanto de um bem as empresas venderiam. Ela é positivamente inclinada (ascendente), logo, quanto maior o preço do bem, maior a quantidade produzida/vendida pelas empresas.

O gráfico  abaixo mostra um exemplo de curva de custo marginal para uma fábrica de sapatos. A curva é ascendente, refletindo a ideia de custo marginal crescente. Colocando-se no eixo vertical o preço do par de sapatos, podemos fazer a comparação entre preço e custo marginal que determina a decisão do empresário.

Oferta demanda gráfico 6

A curva de oferta da firma, como se vê, é a própria curva de custo marginal. Ela é, portanto, positivamente inclinada (ascendente): quanto maior o preço, maior a quantidade produzida. No gráfico, se o preço do par de sapatos vai para 80 reais, a produção aumenta para 1,5 mil pares.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais