Buscar

Para qual juízo um empregado temporário que prestou serviços educacionais para uma autarquia federal deverá endereçar?

Qual o juízo competente para julgar uma reclamação trabalhista, cuja Reclamada é uma autarquia federal e o Reclamante foi aprovado em concurso, na modalidade temporária? As fundamentações se basearão na CLT ou no CPC?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabrielle Oliveira Ribeiro

Justiça federal?

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

O empregado temporário que prestou serviços educacionais para uma autarquia federal deverá endereçar sua reclamação trabalhista na Justiça Federal. Expõe a Constituição Federal: 

Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;

Ademais, também expõe em seu trigésimo sétimo artigo que: 

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

Desse artigo retira-se a explicação de que os entes federativos possuem competência para editar suas normas sobre contratação por tempo determinado.

Contudo, uma vez aprovado em concurso, caracteriza-se como funcionário público, mesmo que temporário. Portanto, será estatutário e fundamentará seus argumentos na Lei 8.112/90.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais