Buscar

Questionário

Estou fazendo um questionário e agarrei nessa questão, alguém?

 

Disserte sobre a segunda geração de direitos fundamentais, estabelecendo um paralelo com o momento histórico do seu surgimento.

💡 2 Respostas

User badge image

superman Dos estudos

Os Direitos humanos de segunda geração vieram entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, influenciada pelos conflitos que havia por causa da exploração da classe trabalhadora, período que Silva Junior (2010) diz: "Revolução Industrial resultou no desenvolvimento de técnicas de produção em grande escala que gerou um salto no crescimento econômico no século XIX. Esse desenvolvimento da produção ocorreu devido ao sacrifício da população, em especial, a classe dos trabalhadores".

Nota se, que a população já era reconhecida perante o estado faltando um meio de garantia e suas concepções para todos os indivíduos, que ficou conhecido como direitos Humanos de segunda geração, que no conceito de Wolkmer (2002): "São os direitos sociais, econômicos e culturais, direitos fundados nos princípios da igualdade e com alcance positivo, pois não são contra o Estado, mas ensejam a garantia e a concessão a todos indivíduos por parte do poder público".

O surgimento desses direitos foi aperfeiçoado o Estado do bem-estar social garantindo direitos sociais para a população e aumentado a qualidade e condições de trabalho dos operários. Um conceito amplo de Sarmento (2012): "A 2ª geração produziu direitos que obrigam a intervenção do poder público para assegurar condições básicas de saúde, educação, habitação, transporte, trabalho, lazer etc., através de políticas públicas e ações afirmativas eficientes e inclusivas. Do ponto de vista semântico as liberdades se inserem na categoria “direitos de...”, representada por prerrogativas individuais, enquanto a segunda geração é composta por “direitos à...”, pois implicam o poder de exigir do Estado o cumprimento de prestações positivas que garantam a todos o acesso aos bens da vida imprescindíveis a uma vida digna".

São, no entanto, direitos relacionados positivamente a ações que o estado deve promover para garantir para os indivíduos uma vida com boa qualidade. Posicionamento que Sarmento também defende: “são, portanto, direitos a ações positivas, pois obrigam o Estado a promover um conjunto de medidas administrativas e legislativas que assegurem as condições básicas para uma vida digna (mínimo existencial) ”. Assim os membros da sociedade passaram a possuir direitos assegurado pelo poder público para desenvolver de acordo com seus talentos e aspirações.

São direitos sociais previsto na constituição brasileira de 1988/artigo 6: “a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. ”

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sobre as gerações/dimensões dos direitos fundamentais, assim tratou Marcelo Novelino: "os direitos fundamentais não surgiram simultaneamente, mas em períodos distintos conforme a demanda de cada época, tendo esta consagração progressiva e sequencial nos textos constitucionais dado origem à classificação em gerações.

Como o surgimento de novas gerações não ocasionou a extinção das anteriores, há preferência pelo termo dimensão por não ter ocorrido uma sucessão desses direitos: atualmente todos eles coexistem".

Ainda de acordo com Novelino, "os direitos fundamentais de primeira dimensão são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário.

Ligados ao valor igualdade, os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.

Já os direitos fundamentais de terceira geração, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação. São direitos transindividuais, em rol exemplificativo, destinados à proteção do gênero humano.

Por fim, introduzidos no âmbito jurídico pela globalização política, os direitos de quarta geração compreendem os direitos à democracia, informação e pluralismo."

Quanto ao momento histórico do surgimento dos direitos de segunda dimensão, podemos dizer que com o avanço do liberalismo econômico no inicio do século XX, após a Primeira Guerra Mundial, o mundo assistiu a deterioração do quadro social.

Ante a degradação da condição humana, começaram a ocorrer diversos movimentos por um modelo novo de Estado, o Estado Social de Direito.

Segundo Jorge Miranda:

"[...] século marcado por convulsões bélicas, crises econômicas, mudança sociais e culturais e progresso técnico sem precedentes (mas não sem contradições), o século XX é, muito mais que o século anterior, a era das ideologias e das revoluções. [...] É, portanto, um século em que o Direito público sofre poderosíssimos embates e em que à fase liberal do Estado constitucional vai seguir-se uma fase social”.

Portanto, a segunda dimensão dos direitos fundamentais reclama do Estado uma ação que possa proporcionar condições mínimas de vida com dignidade, são os direitos sociais, econômicos e culturais, buscando diminuir as desigualdades sociais.

Fonte:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=artigos_leitura_pdf&%20artigo_id=4528#_ftn16

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais