Buscar

bioquímica

Sabe-se que a glicose e a Frutose podem entrar na via glicolítica (glicólise), sendo assim descreva a primeira reação sofrida pela glicose e pela frutose na glicólise, informando o nome da enzima envolvida e o nome do produto final da reação.

💡 2 Respostas

User badge image

Vendas Soares

fermentacao

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicólise é um dos processos mais antigos, na escala evolutiva, através do qual se opera a recuperação de uma parte da energia armazenada na glucose. No termo da glicólise, obtem-se a fragmentação da molécula de açúcar em duas moléculas de ácido pirúvico. Esta energia é posta à disposição das funções celulares sob a forma de ATP.


A primeira etapa da glicólise consiste na fosforilação da glicose, em glicose-6-fosfato, em presença de ATP e do enzima hexoquinase que atua tendo como cofactor, o ion Mg2+ . 


Na terceira etapa da glicólise, assiste-se a uma segunda reação de fosforilação, em que é protagonista a frutose-6-fosfato, com intervenção do enzima fosfofrutoquinase, que tem, como cofactor, o ono Mg2+.

Fonte:

1. http://materiais.dbio.uevora.pt/jaraujo/biocel/glicolise.htm. acessado em 02/08/18

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais