Buscar

Dúvida sobre citação de Arnaldo Momigliano

"O corolário inevitável do historicismo é a história da historiografia como o modo de expressar a consciência de que problemas históricos possuem eles próprios uma história.

Arnaldo Momigliano (1980:31)"

Peço ajuda dos colegas para entender melhor o que Momigliano quer dizer.

💡 2 Respostas

User badge image

Ranier de Andrade

A história da historiografia é a demonstração de que o pensamento e a escrita histórica são históricos, ou seja, produtos de seu tempo. Grosso-modo, as problematizações, metodologias, etc utilizadas pelo historiador para investigar o passado, são elas mesmas próprias da época em que vive esse historiador, podendo, por sua vez,nos informar sobre as ideias de seu tempo.

0
Dislike0
User badge image

Terra à Vista

Momigliano defende a tese de que o historicismo (corrente de pensamento que defende que a explicação e entendimento dos fenômenos sociais só é possível a partir da análise de condutas humanas ao longo do tempo e de diferentes civilizações) tem como consequência obrigatória (corolário) a história da historiografia

Em outras palavras, quando se tenta entender o passado, os pensadores daquele presente momento usam pontos de vistas que fazem sentido para eles no momento em que pensam. Contudo, isso se altera com o passar dos anos. Os historiadores da década de 30 pensavam as civilizações anteriores de forma diferente do que os historiadores da década de 50 e assim por diante. 

Portanto, uma consequência inevitável do historicismo (a arte de historicizar) é compreender como os historiadores estudam o passado ao longo da historia (quais metodologias utilizam, o que pode ser considerado fonte, qual ferramenta de análise é mais adequada para enxergar determinado fenômedo social etc) e que é praticamente indispensável que, para isso, se faça uma história da historiografia.

Espero que tenha ajudado.

Acesse nosso canal no Youtube!

Att. Equipe Terra à Vista.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais