Buscar

Bom dia, O que devo fazer, em uma massa de reboco para aumentar a elasticidade, para ela espalhar mais na parede, no estado fresco?

Trabalho com argamassas e quero aumentar a elasticidade da massa, o que posso fazer para a massa espalhar melhor na parede quando batida com a colher?

Abraço

💡 5 Respostas

User badge image

Débora Jabs

Olá. Embora não tenha fornecido dados como quantidade de cimento/cal/areia utilizados na massa, responderei apenas no geral. A cal melhora a "liga" e dá elasticidade do reboco.  Um reboco  apenas com cimento tem dureza maior, mas com o tempo aparecerão trincos e rachaduras. Se não quiser usar o cal, atualmente existem aditivos às argamassas como  o VEDALIT (usa-se a quantidade recomendada pelo fabricante). Já outro fator importante é a quantidade de cimento na massa. Se houver uma quantidade muito alta em relação a cal e a areia,   o reboco será muito rígido,  pouco flexível e menos elástico e também vai causar rachaduras. Recomenda-se que a proporção seja de 1:2:9 para reboco externo (cimento + cal hidratada + areia média) e 1:2:11 (cimento + cal hidratada + areia média) para reboco de paredes internas. abraço

1
Dislike0
User badge image

Passei Direto

Querido usuário, esse espaço é para perguntas relacionadas ao conteúdo que você está estudando.


Tire suas dúvidas sobre datas de provas, professores, etc. na parte de comentários! =)

0
Dislike0
User badge image

Ricardo Rocha

Bom dia, em poucas palavras, você deve utilizar um aditivo para alterar as características da sua argamassa, dosando corretamente conforme o traço utlizado. Você pode utilizar o aditivo plastificante, que irá melhorar as características dela, ou até mesmo usar a cal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais