O que é domínios de broadcast e domínios de colisão ?

Em provas  de certificação como a CCNA e ICND1, ambas da Cisco, são cobrados os conceitos de domínios de broadcast e colisão. Para entender o funcionamento de hubs, switches e roteadores também precisamos ter bem clara na cabeça a ideia do que são esses dois domínios.

Um domínio de broadcast pode ser definido como “o raio de ação de um pacote broadcast”. Então se um host emite um broadcast o domínio de broadcast deste host irá até onde o broadcast emitido por ele for. Encontrei uma definição bem legal na Wikipédia sobre o que vem a ser um domínio de broadcast. À primeira vista a definição da Wiki soa estranha, mas basta lembrarmos que um roteador não encaminha broadcasts e portanto separa domínios de broadcast.

Definição de domínio de broadcast pela Wikipédia: Um domínio de broadcast é um segmento lógico de uma rede de computadores  em que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede é capaz de se comunicar com outro sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento.

Switches e Hubs encaminham pacotes de broadcast (roteadores não)  e por isso formam somente um domínio de broadcast. Já um roteador não encaminha broadcasts e por isso cada porta dele forma um domínio de broadcast.

Podemos entender um domínio de colisão como “canais” de comunicação. No caso de um Hub, temos um barramento lógico onde todo pacote propagado – mesmo unicasts – é replicado para todas as portas. Neste caso temos somente um canal de comunicação que é compartilhado por todas as portas. Já um switch tem um canal de comunicação exclusivo em cada porta e por isso cada porta é um domínio de colisão. Roteadores também possuem um domínio de colisão em cada porta.

  1. No final das contas a regra geral sobre domínios de broadcast e de colisão é:
  2. Todo Hub possui apenas um domínio de colisão e um domínio de broadcast;
  3. O número de domínios de colisão de um switch é igual ao número de portas dele e todo switch sem VLANs só possui um domínio de broadcast;
  4. Roteadores possuem um domínio de broadcast em cada porta;

exercício abaixo foi tirado do blog Linkstate  e reflete exatamente o tipo de questão que encontramos na prova CCNA e ICND1. A questão pede que o leitor defina quantos domínios de colisão e quantos de broadcast há em cada uma das duas topologias. Na primeira topologia temos 2 domínios de broadcast e dois domínios de colisão. Na segunda topologia temos 2 domínios de broadcast e oito domínios de colisão.

Saiba mais.

Fonte: https://turbocisco.wordpress.com/2013/10/31/entendendo-dominios-de-broadcast-e-dominios-de-colisao/

Disciplina:Redes de Computadores1.519 materiais