Buscar

Por que não usar Cordyceps nos mosquitos?

Não sei... Seria uma solução, não? Existem várias espécies de Cordyceps e cada uma afeta uma espécie de inseto diferente. Seria possível usar isso como maneira de combater os vírus da dengue, do zika e da chicungunha?

💡 2 Respostas

User badge image

Diogo Gomes

Xádou, "armas biológicas" são muito perigosas e devem ser usados com muita cautela, apenas como último recurso. Tirar o Cordyceps de seu habitat natural (mata Atlântica, no Brasil) e introduzí-lo nas cidades poderia desencadear um desequilíbrio ecológico, por exemplo, o desaparecimento de várias espécies de insetos, além do aedes.

Espero que tenha ajudado! =D

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cordyceps é um gênero de fungos parasitas, mais espeficamente endoparasitas, que se desenvolvem principalmente em insetos e outros artrópodes .


Existem diversas espécies desse gênero (aproximadamente 400) sendo que cada uma  é especializada em um tipo específico de inseto. Ele não é capaz de parasitar humanos, porém ainda não se sabe sobre a existência de outras espécies que atingem o mesmo.


Artrópodes e insetos infectados por ele  são incentivados ( involuntariamente) a procurar um lugar bom para o seu desenvolvimento, ou seja, temperatura e umida adequadas. O inseto fixa-se neste lugar e o fungo começa a crescer, causando a morte do organismo infectado. 


Seria possível utilizar o Cordyceps em mosquitos, inclusive no aedes, mas como vimos e como você mesmo especificou, cada espécie é especializada em um tipo específico de inseto e até hoje não foi descoberto um tipo especializado em parasitar esse gênero de mosquito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais