didatica

A partir da década 1980 começa-se a debater e refletir em prol da revisão crítica da didática e a busca pela sua reconstrução. A partir destas novas reflexões, os teóricos apresentaram diferentes enfoques para a questão da didática e o papel que esta possui na formação do professor.

Passado este primeiro momento de reflexão sobre a didática, passa-se a ter, em contraponto à didática instrumental, a didática fundamental, que visava uma reflexão crítica do processo de ensino, uma série de proposições práticas para o ensino da didática, elaborada por diversos autores. Dentre estes temos, Demerval Saviani e sua pedagogia histórico-crítica, José Libâneo e a pedagogia crítico-social dos conteúdos, Pura Martins e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento.Nas aulas, a professora Jussara Finatti apresenta os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento, apresentando uma distinção fundamental entre ambas, segundo a professora Pura Martins.

Qual é esta “principal” distinção entre a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento?

Disciplina:Didática1.519 materiais

1 resposta(s)

  • Taila

    Essa pergunta já foi respondida, cadastre-se para visualizar as respostas

Carregar mais