Buscar

Qual a diferença de uma proteína G inibitória e uma proteína G excitatória?

Respostas

User badge image

Diogo Gomes

Luana, a proteína Gs (estimulatória/excitatória), que ativa a adenilato ciclase – enzima intracelular aderida à membrana plasmática que catalisa a formação de 3’-5’ adenosina monofosfato cíclico (AMPc) a partir do trifosfato de adenosina (ATP) – está relacionada com o aumento da resposta celular.

Por sua vez, a proteína Gi (inibitória) inibe a atividade da enzima Adenilato Ciclase. Essa isoforma, relacionada com a diminuição da resposta celular, é responsável pela mediação dos efeitos inibitórios de receptores na via adenilato ciclase.

Espero ter ajudado! =D

6
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A proteína G encontra-se na membrana plasmática e a sua ativação está dependente de recetores membranares, designados por recetores acoplados à proteína G.


A proteína G estabelece a ponte entre este tipo de recetores com enzimas membranares que produzem segundo mensageiros.


Existem proteínas G que têm um efeito estimulatório ou inibitório sobre os alvos em que atuam. Assim, diferentes proteínas G podem ter efeitos antagonistas (isto é, opostos) sobre os seus alvos.


Por exemplo, existem proteínas G que estimulam a adenilato ciclase a produzir o cAMP apartir do ATP e existem outras proteínas G que inibem a denilato ciclase, inibindo a síntese do cAMP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando