Buscar

Vantagens e desvantagens do monopólio? e concorrência perfeita?

conceituando ou exemplificando.

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As vantagens do monopólio na economia, além de a possibilidade de obter grandes lucros por um bom período de tempo, pode ser um incentivo para a inovação, fazendo com que novas empresas surjam, com produtos melhores e mais aperfeiçoados, gerando assim uma melhora drástica dos produtos que chegarão nas mãos dos consumidores finais. Outra vantagem é que se existirem economias com grandes volumes de produção, e populações que tenham grande demanda por um determinado produto, a empresa que tem o monopólio pode ser a única fornecedora, e com isso pode utilizar o preço de venda que achar conveniente.  pode ser a única solução para o fornecimento do produto. Já as desvantagens do Monopólio são o desincentivo ao progresso tecnológico, a acomodação à posição dominante e o comportamento rent-seeking.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

As vantagens e desvantagens está contida na interpretação do texto que tirei do meu material, da uma olhada para ver se gosta:

Monopólio - Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto (viram reféns). Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. Por ser exclusiva, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio de acordo com sua capacidade de produção, se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá, se reduzir a oferta, o preço aumentar. Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado, essas barreiras podem advir das seguintes condições. Concorrência perfeita no mercado de fatores – A concorrência perfeita no mercado de fatores corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção (por exemplo, mão-de-obra não especializada) é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Como são muitos os ofertantes e os fornecedores, não há condições de obter preços maiores pelos serviços deles, levando a chamada concorrência perfeita.

Espero ter colaborado com sua pergunta, se gostou não deixa de aprovar a resposta, boa sorte!

11
Dislike0
User badge image

Thalynne Lopes

Obrigada! ajudou muito.

1
Dislike0
User badge image

Mayara Brito

Duvidas esclarecidas! muitissimo obrigada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais