Buscar

Qual a diferença entre SEQUESTRO e EXTORSÃO MEDIANTE A SEQUESTRO?

💡 4 Respostas

User badge image

Hugo Figueira

Uma primeira diferença se faz no fato de o crime de sequestro ser caracterizado como contra a liberdade pessoal, já o crime de extorção mediante sequestro é contra o patrimônio, respectivamente encontrados nos artigos 148 e 159 do CP.

Na hipótese de sequestro, artigo 148 do CP, a conduta e a intenção do agente se encontra direcionada apenas na privação da liberdade da vítima, sem um desejar lucrativo na privação da mesma, podendo ser como sequestro ou cárcere privado. Já na configuração da Extorção mediante sequestro, artigo 159 do CP, o criminoso não dá ênfase apenas à privação da liberdade da vítima, e sim usa o crime de sequestro para chegar ao fim desejado que é a obtenção de vantagem para sí ou para outrem, como preço de resgate.

Para concluir, a meu ver e entendimento, a grande diferença entre os dois crimes está justamente na intenção do agente, pois se pretende apenas a privação da liberdade da vítima mediante sequestro ou cárcere privado estaremos diante do crime elencado no artigo 148 do CP, e se o seu fim é a obtenção da vantagem final, que se configura como um mero exaurimento do crime de sequestro, que é um crime formal ( não precisa de um resultado naturalístico para ser consumado ), estaremos diante do crime de extorção mediante squestro, encontrado no artigo 159 do CP.

ESPERO TER AJUDADO, SE GOSTOU DÊ UM "APROVAR" . 

9
Dislike0
User badge image

Hugo Figueira

Só para esclarecer, o crime em sí de sequestro é material, más tratando-se do crime de extorção mediante sequestro, no que se refere à extorção estaremos diante de um crime formal, sendo a extorção um mero exaurimento do crime de sequestro, que se consuma com a privação da liberdade do ofendido. VALEU!!!

4
Dislike0
User badge image

ricardo oliveira

SEQUESTRO SE CARACTERIZA COMO CONTRA A LIBERDADE PESSOAL, EXTORÇAÕ MEDIANTE SEQUESTRO DE BEM CONTRA O PATRIMONIO

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais