Buscar

Materialismo Historico

Alguém saberia me explicar com clareza o que seria o Materialismo Historio dentro da visão de Karl Marx ?

💡 4 Respostas

User badge image

Priscilla

Materialismo histórico é um estudo da sociedade(investigaçao), ou seja, uma teoria social - visão econômica - que tenta explicar o pensar do homem. Pra ele, eram as condições materiais(as relações de produção) que determinava o modo de ser e de pensar, daí o nome ''materialismo''; e ''histórico'' pois tenta explicar a divisão pela luta de classes, divisão no trabalho ao longo da história do homem.

Funda-se na forma de como o homem constrói sua existência pela produção social, pelos fatores econômicos e condições econômicas. Como você deve saber, ele criticou o capitalismo, o capitalismo alienava, camuflava a verdade, transformando as pessoas em ''nada''. Eram os meios de produção, a divisão do trabalho que comandavam a vida dos homens. Pra Marx, é através da evolução do intelecto que as pessoas vão deixar essa visão materialista e caminhar pra um novo modo de pensar e ser.

Em outras palavras, o materialismo histórico é um método investigativo que analisa a sociedade burguesa.

-

Leia Convite à Filosofia de Marilena Chauí e O Capital de Marx 

 

9
Dislike1
User badge image

Natanael Carvalho da silva

Definição

O materialismo histórico é um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção.

Principal teoria 

Na perspectiva do materialismo histórico, as mudanças tecnológicas e do modo de produção são os dois fatores principais de mudança social, política e jurídica.

Materialismo histórico e marxismo 

O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx que desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do XX.

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O materialismo histórico é um método de análise da vida econômica, social, política, intelectual. Isto porque, para Marx, o processo de produção e reprodução da vida se dava através do trabalho - a atividade humana básica. A interação entre seres humanos com a natureza e com outros indivíduos origina a vida material.

Então, o materalismo histórico são as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida. As relações materias são justamente as relações entre homem e natureza.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais