Buscar

De que forma o Positivismo influenciou na história do Brasil?

De que forma o Positivismo influenciou na história do Brasil?

💡 12 Respostas

User badge image

Ana Carla

José Murilo de Carvalho.Cidadania do Brasil, pp. 53-83.  
Vargas defendia o positivismo e nele se inspirou para da o início aos direitos sociais que segundo Caravalho foi um erro ter inserido o social primeiro antes do Direito Civil e o  Direito  Político, pois faz com que os cidadãoes se tornem passivos e não ativos e reinvidincadores. Como se fosse um favor do Estado beneficiar e não uma obrigação. Nesse texto fala que o positivismo influênciou na formação dos direito socias na  Era Vargas. 
É o pouco que sei, espero ter ajudado :)   

9
Dislike1
User badge image

Bernard Veronese copque

Ola,

Seguinte, no período da costrução do brasil republica, muitos "intelectuais", que no inperio foram financiados pelo Brasil a estudarem em portugual, frança e outros paises da Europa, tiveram a influência do positivismo contiano, nele se basearam para construir a primeira, assim acho que posso dizer, constituição da republica, o Positivismo Comtiano que em seu nascimento se chamava Filosófia Positiva, era baseado em uma estrutura evolucionista "Progresso" e que deveria segir uma norma baseada em trÊs estagios "Ordem", fora essa parte o positivismo era totalmente contra ao voto das mulheres escravos, vejamos a proibição delas (es) no Brasil, contra a psicologia, por isso temos a psicologia entrando no brasil por via de médicos para buscar cura de doenças mentais, entre outras restrições que foram colocadas na 1ª constituição.

 

Espero que ajude, abração!

4
Dislike0
User badge image

Rodolfo Fonseca

De forma ideológica, sobre tudo no momento em que uma elite tentava criar uma noção de nação brasileira. Vale visitar a Igreja Positivista que fica na Rua Benjamin Constant, nome um positivista francês, no Bairro da Glória no Rio de Janeiro. Lá todo dia toca o hno nacional com hora marcada.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais