Buscar

O ágar Maconkey permite o crescimento de bactérias Gram Positivas?

Estudando aqui pelas minhas antações, surgiu uma dúvida, não lembro de o Ágar MC, permite o crescimento de bactérias Gram positivas. Me parece que o mesmo é seletivo, ou seja, nele só se desenvolvem bacilos Gram negativos, mas não tenho certeza.

💡 56 Respostas

User badge image

Ariane Bachega

O ágar MacConkey é considerado um meio seletivo para isolamento de bacilos gram negativos e diferenciar a fermentação de lactose pela cor. Bactérias gram positivas crescem no CLED, por exemplo, apesar dele não ser seletivo para elas. 

Espero ter ajudado!

46
Dislike2
User badge image

Cristian Junior Da Costa

Obrigado Ariane Bachega!! :D

27
Dislike1
User badge image

Euziana coelho correa

Ágar MacConkey é um meio de cultura destinado ao crescimento de bactérias Gram negativas e indicar a fermentação de lactose. Colónias bacterianas que fermentam lactose tornam o meio rosa choque e as bactérias que não são fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro.

As bactérias fermentadoras de lactose(999 Klebsiela, Enterobacter), utilizam a lactose disponível no meio e produzem ácido como produto final. Este ácido diminui o pH do do meio para valores inferiores a 6.8, resultando na observação de colónias rosa choque/vermelhas.

As bactérias que não fermentam a lactose (Salmonella, Pseudomas e Shigella) não consegue utilizar a lactose, e utilizam a peptona. Isto forma amónia, que eleva o pH do ágar, levando à formação de colónias brancas/sem cor)


O meio contém ácido biliar que inibe o crescimento da maioria das bactérias Gram positivas (exceto Enterococcus e algumas espécies de Staphylococcus), cristal violeta (inibidor para algumas bactérias Gram positivas) e vermelho neutro (cora bactérias fermentadores de lactose), lactose e peptídio.

Outro ágar selectivo para isolamento de bactérias Gram negativas é o Levine, meio extremamente interessante para o isolamento de E. coli, a qual fica com suas colónias douradas neste meio.

 

 

14
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais