Buscar

Descreva a importância da miosina quinase e miosina fosfatase.

💡 2 Respostas

User badge image

tauani cunha

Ambas estão presentes na contração do músculo liso. De modo simplificado, a miosina quinase é ativada após a formação do complexo cálcio-calmodulina, ela "quebra" um ATP e acontece a contração do músculo liso. Depois a miosina fosfatase é ativada e ocorre o relaxamento do músculo liso. 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os filamentos grossos são formados principalmente por miosina, que se organiza em uma porção fibrosa, a cauda da miosina, e duas porções globulares, a cabeça (S1).


A troponina e tropomiosina impedem que a cabeça da miosina se ligue á actina. Por isso, a contração muscular só ocorre na presença de Ca+2. Para isso, um impulso nervoso causa uma despolarização na membrana das fibras musculares. Esta despolarização faz com que a membrana do retículo sarcoplasmático (presente nos túbulos T) se torne permeável a Ca2+, e o íon vaza para o sarcoplasma (citoplasma da célula), aumentando muito sua concentração.


Para se ligar á actina, a cabeça da miosina deve hidrolisar uma molécula de ATP em ADP e Pi. Ocorre, então, a ligação da miosina na actina por ligações fracas, que então será convertido á um complexo fortemente ligado, que liberará Pi e neste momento de conversão à actina-miosina-ADP gera o movimento “lever-arm” e força para a contração. O ADP é então liberado, formando um complexo actina-miosina que pode reagir com uma molécula de ATP, liberando a actina e reiniciando o processo. Na ausência de ATP, a miosina se manterá ligada fortemente à actina, num estado chamado de “rigor”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais