O que é anomia no Direito ? Ela existe ainda hoje?
Paulo Oliveira
Primeiro vamos entender o que é anomia: "Segundo a concepção de Durkheim, o conceito de anomia expressa a crise, a perda de efetividade ou o desmoronamento das normas e dos valores vigentes em uma sociedade, como conseqüência do seu rápido e acelerado desenvolvimento econômico e de suas profundas alterações sociais que debilitam a consciência coletiva, entendida como uma espécie de poder regulador necessário que serve de moderador aos ilimitados apetites e expectativas individuais, viabilizando-as em um contexto que mantenha o equilíbrio e a harmonia."
Agora sua relação com o direito: O direito intervém precisamente porque há comportamento de desvio no meio social, sendo o direito a resposta social a conduta anômica, independente da posição teórica que o observador tome, o direito é sempre entendido como norma social obrigatória. Kelsen reconhece que o direito é também uma ordem de coação exterior que se converte numa especifica técnica social, deixando que o direito funcione precisamente porque existe o comportamento contrário a ele e que o direito não pode ser infringido ou violado pelos comportamentos antijurídicos, acentuando que ele desempenha sua função graças à antijuridicidade.
Ela existe hoje? Pode e vai existir, situações no direito em que irão aparecer anomias, contudo, não quer dizer que o ocorrido ficará sem uma decisão, pois conforme a LICC, art.4º "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com analogia, os costumes e os princípios gerais do direito".
Espero que tenha ajudado, se gostou não deixa de aprovar, boa sorte!
Estudante PD
A anomia designa situações nas quais muitas pessoas violam as normas geralmente aceitas pelo grupo e se comportam de forma anômala, em claro desrespeito à conduta considerada "normal" pela sociedade.
A anomia no Direito ocorre justamente porque determinados tipos de comportamento são amplamente considerados desviantes e essas noções de desvio são aplicadas de maneira diferenciada às pessoas dentro da sociedade. Logo, o Direito surge como aparelho repressor dos comportamentos anômicos.
Evidentemente, a anomia apresenta-se nos dias atuais.
PARA COMPLEMENTAÇÃO:
Durkheim tem uma teoria sobre crime e desvio (crime e anomia). Ele via o crime e o desvio como fatos sociais; ambos seriam inevitáveis e necessários nas sociedades modernas. Para ele, o desvio preenche duas funções importantes:
1) Adaptável: ao introduzir novas ideias e desafios na sociedade, o desvio age como uma força inovadora, que gera mudanças;
2) Manutenção da fronteira entre o "bom" e o "mau" comportamento na sociedade.
Espero ter sido útil! =)
Wagner Lopes de Carvalho
Oi colega, ANOMIA é a perda da identidade ou como o indivíduo se identifica com a sociedade, este estado é ocasionado sempre que há uma mudança social e alguns indivíduos sentem que perderam seu lugar seste meio. Pra você que está na Sociologia Jurídica, esse estado foi descrito no livro “O Suicídio” do Emile Durkheim. Bons estudos!
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Sociologia Jurídica
•UNIRG
Luis Eduardo Costa Lima
Compartilhar