Logo Passei Direto
Buscar

Contratos

Outros
A empresa $X$ Ltda. mantinha contrato de locação comercial com Ulisses. Ocorre que, dois meses antes do primeiro reajuste do aluguel, a rua onde se situa o imóvel locado é interditada para obra pública, o que leva a uma considerável perda do movimento.
A sociedade empresária procura, insistentemente, Ulisses para pedir a dilação do reajuste para depois da obra ou, quando menos, para que os valores acrescidos sejam parcelados e pagos após a retomada do movimento normal. Como Ulisses nem sequer respondia às tentativas de contato, a empresa X Ltda. ingressa com demanda judicial, julgada procedente, ao final, sob o fundamento de que o locador, por sua postura, violara a boa fé objetiva. Condena-o pois, a suspender o reajuste enquanto durar a obra e em danos morais.
O caso retrata a aplicação do seguinte instituto jurídico:
A) dever de renegociar;
B) teoria da imprevisão;
C) teoria do desvio produtivo;
D) dever de mitigar os próprios prejuízos;
E) responsabilidade civil pela confiança.
User badge image
Desvendando com Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao caso descrito: A) Dever de renegociar - Este conceito se refere à obrigação das partes de buscar um acordo em situações que mudam as condições do contrato, mas não é o foco principal do caso. B) Teoria da imprevisão - Esta teoria permite a revisão de contratos quando eventos imprevisíveis tornam a execução excessivamente onerosa para uma das partes. A interdição da rua pode ser vista como um evento imprevisível que afetou o contrato. C) Teoria do desvio produtivo - Refere-se à situação em que uma parte é prejudicada por ações que desviam o foco do que deveria ser o objetivo do contrato, mas não se aplica diretamente ao caso. D) Dever de mitigar os próprios prejuízos - Este dever implica que a parte prejudicada deve tomar medidas para minimizar seus danos, mas não é o principal fundamento da decisão judicial. E) Responsabilidade civil pela confiança - Este conceito se relaciona à proteção da confiança legítima das partes, mas não é o foco central do caso. Diante da análise, a alternativa que melhor se aplica ao caso, considerando a situação de mudança nas condições do contrato devido a um evento imprevisível (a interdição da rua), é: B) teoria da imprevisão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina