Buscar

O que é prerrogativa Parlamentar?

O que é Imunidade Parlamentar e Imunidade de Jurisdição?

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Imunidade Parlamentar - Consiste na prerrogativa de Direito Público Internacional de que desfrutam os representantes diplomáticos estrangeiros e seus familiares que com ele vivam em território nacional diverso de seu país de origem. A imunidade diplomática apresenta-se como medida de respeito, na ordem internacional, entre os diversos órgãos estatais estrangeiros. Trata-se de “privilégios outorgados aos representantes diplomáticos estrangeiros, observando sempre o princípio da mais estrita reciprocidade” (Nélson Hungria).

Imunidade de jurisdição significa que o Estado não será julgado pelos tribunais de outro estado. De forma a possibilitar a convivência organizada entre sujeitos de direito internacional, se impera a imunidade relativa, ou seja, aquele que abarca exceções. A imunidade relativa torna-se princípio consuetudinário do direito internacional, em que as praticas dos Estados desenvolvem-se uniformemente e constantemente nesse sentido.

Espero ter colaborado e ajudado, se gostou da resposta não deixe de aprovar, boa sorte!

6
Dislike0
User badge image

Ana Carolina Rebonato

Obrigada! Ajudou sim. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos que em virtude da relevância das funções ou das atividades que exercem, algumas pessoas gozam de tratamento jurídico diferenciado. Com isso, temos as chamadas imunidades e prerrogativas parlamentares. Diante disso, a imunidade parlamentar é formada por um conjunto de garantias dadas aos parlamentares (membros do Poder Legislativo) para que possam exercer as suas funções sem violações ou abusos por parte do Poder Executivo e Judiciário.

Já a imunidade de Jurisdição é entendida como “o privilégio reconhecido a certas pessoas estrangeiras, em virtude dos cargos ou funções que exercem, de escaparem à jurisdição, tanto civil quanto criminal, do Estado em que se encontram”. Tem como fundamento a necessidade de ser assegurado o respeito à independência do Estado a que essas pessoas pertencem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais