Buscar

Qual a diferença entre DESEJO e NECESSIDADE?

especifique o que é desejo e o que é a necessidade na visão no marketing.

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Henrik

Basicamente você pode diferenciar as duas da seguinte forma:

Necessidade é tudo aquilo que é necessario e Desejo é tudo aquilo que ultrapassa sua necessidade, parece meio obvio mas vamos la. Por exemplo você esta no meio do deserto a alguns dias sem tomar nenhum tipo de liquido e esta muito desidratada, seu corpo necessita de agua mas você pode ter o desejo de tomar uma cerveja, refrigerante, suco etc.

outro exemplo sabe quando voce era criança e ia ao supermercado com sua mãe e você começava a pedir chocolates, doces, salgadinhos e sua mãe ficava dizendo que não pois ela so ia comprar o básico ou necessario? entao esses produtos sao superfulos ou seja foram criados para atender desejos nao necessidades.

 

Em Marketing desejo e necessidade estão intimamente ligados, e muita das vezes o que os profissionais de marketing mais querem e tranformar um produto que é apenas um "desejo" em "necessidade" um exemplo claro disso são os smartphones ha alguns anos tidos apenas como luxo da classe A hoje se tornou praticamente uma necessidade.

Caso não tenha entendido bem como se da essa relação aconselho dar uma lida nesse artigo que trata especificamente do assunto:

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/necessidades-x-desejos/30811/

Tambem indico que voce de uma estudada na "Piramide de necessidades" de Maslow:

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm

9
Dislike1
User badge image

Heloisa Telles

Como na pirâmide de Maslow, necessidade é aquilo que você precisa para a sobrevivência, e desejo é tudo aquilo que você quer para sua satisfação, ou seja algo que você almeja mas não é necessária para sua sobrevivência!

4
Dislike1
User badge image

Paulo César Cerqueira de Paula

 Necessidade é tudo aquilo de que precisamos, independentemente de nossos anseios. São coisas indispensáveis para nossa vida.

Desejo é tudo aquilo que queremos possuir ou usufruir, sendo eles necessários ou não. Exemplo: Todo ser humano precisa se alimentar. A alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, ela é uma necessidade. Mas, caso você se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo. Sim, você está satisfazendo sua necessidade de alimento, mas a forma como satisfez tal necessidade, foi um desejo.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image