Buscar

Verdade formal ou real (material)?

Em um juri, o jurado utiliza a verdade formal ou real?

💡 3 Respostas

User badge image

Muryllo Monteiro

A verdade Formal: Pode ser considerada como a que resulta do processo, embora possa não encontrar exata correspondência com os fatos, como aconteceram historicamente.

A verdade Real: Essa verdade é classificada como reveladora dos fatos tal como ocorreram historicamente e não como querem as partes que apareçam realizados.

 

A partir do que foi exposto torna-se perceptível que o caminho no qual o Júri deve seguir é o da verdade Real.

8
Dislike3
User badge image

Raimundo Ferreira

A “verdade real” (ou verdade material), em contraponto à verdade formal, é princípio relevante do Processo Penal, pois determina que o fato investigado no processo deva corresponder ao que está fora dele em toda sua plenitude, sem qualquer artifícios, sem presunções ou ficções. Aqui há uma diferença importante entre o Processo Penal e o Civil, pois no Civil o Estado-juiz se coloca em posição mais “neutra” diante das partes, deixando a cargo destas produzirem as provas que irá julgar: é o predomínio da verdade formal. No Direito Penal, em contraste, o interesse ultrapassa a esfera privada. Há o interesse público em estabelecer a verdade dos fatos e apurar responsabilidades, em defesa do bem estar mais amplo da sociedade, que vai além dos interesses das partes. Assim é que um crime (o que é fácil de entender quando há morte) não depende mais da vítima ou da família da vítima para moverem a ação, é o próprio Estado quem a move através da denúncia do Ministério Público.

7
Dislike3
User badge image

Aprovação Focoforçaefé

Ctrl C Ctrl V

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais