A maior rede de estudos do Brasil

ciência tecnologia e educação

preciso das respostas da appol de ciência tecnologia e educação!


4 resposta(s)

User badge image

Taty

Há mais de um mês

  • lguém postou  a Apol Ciência e Tecnologiae Fundamentos nota 80, copiei e colei, espero que ajude!

    Questão 1/10

    Leia o texto:

    Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade e, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo - , devem ter seu acesso democratizado, sendo desmistificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e formas de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno a aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se co e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.

     

    Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15

     

    As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.

    I - (F) O professor da    deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.

    II - (V) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.

    III - (V) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.

    IV - (V) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola. ?

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F,V,V,V

    B

    F,F,F,V

    C

    V,F,V,F

    D

    F,V,V,F

    E

    V,V,V,V

     

    0:00:35

    Questão 2/10

    Leia a afirmativa de Pierre Levy:

    O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.

    LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.

     

    Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.

    B

    As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.

    C

    As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.

    D

    As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais

     e não formais.

    E

    A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de

    comunicação de um ambiente virtual.

     

    0:00:47

    Questão 3/10

    Leia as considerações sobre o trabalho colaborativo do professores na EaD.

    O trabalho colaborativo é fundamental para a criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.

    CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

    A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior à distância e que tenham atuado na educação básica?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.

    B

    Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas

    aos alunos.

    C

    Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com

    autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.

    D

    Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no

    processo de ensino dos alunos;

    E

    Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano

    escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;???

     

    0:01:04

    Questão 4/10

    Leia a afirmativa:

    A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais.Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão. Quando se fala em informática na educação, é preciso considerar a proposta pedagógica da escola. Todas as pessoas envolvidas no processo educacional precisam debater e definir como será a utilização da informática na escola e qual seu objetivo, considerando os interesses e as exigências da comunidade e da sociedade.

     

    Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.

    Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.39.

     

    Conhecendo a história da informática na Educação no Brasil, é possível verificar que o uso da informática nas escolas ocorre tanto na perspectiva construcionista, quanto na perspectiva instrucional. Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

     I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.

    II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador. V

    III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional. F

    IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo. v

    Agora, marque a alternativa correta:

    A

    F,V,F,V

    B

    F,F,V,V

    C

    V,F,V,F

    D

    V,V,F,F

    E

    F,V,V,V

     

    0:01:19

    Questão 5/10

    Leia o texto a seguir:

    Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.

     

    Marques Neto, Humberto Torres.

    A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56

     

    Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:

      I - (V) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.

    II - (F) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.

    III - (V) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.

    IV - (V) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    V – F – F – V

    B

    F – V – F – V

    C

    V – F – V – V

    D

    V – V – V – F

    E

    F - F - V - V

     

    0:01:33

    Questão 6/10

    Leia as considerações sobre os repositórios:

    Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.

    CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

     

    Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.

    B

    As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.

    C

    As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.

    D

    Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.

    E

    Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

     

     

    0:01:42

    Questão 7/10

    Leia o texto a seguir: 

    “A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”

    ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.

    Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:

    A

    Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;

    B

    Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.

    C

    Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;

    D

    Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.

    E

    O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

    0:02:07

    Questão 8/10

    Leia a afirmativa a seguir:

    [...] O software educativo chegou á escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.

     

    Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 15

     

    A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.

    I - (F)A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.

    II - (V)Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.

    III - (V)O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.

    IV - (F)O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.

    V - (F)O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.

     

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F,V,V,V,F

    B

    F,F,F,V,F

    C

    V,F,V,F,V

    D

    F,V,V,F,F

    E

    V,V,F,V,V

    0:02:16

    Questão 9/10

    Reflita sobre a andragogia a partir do fragmento de Finger:

    Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.

    FINGER, M., ASÚN, J. M., A Educação de Adultos numa Encruzilhada: Aprender a nossa saída, Porto - Portugal, Porto Editora, 2003.

     

    Em relação à andragogia e a heutagogia, leia as sentenças a seguir ,  assinalando V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as afirmativas falsas:

    I.(V) A andragogia está pautada em  uma aprendizagem que tem como aprendiz o aluno adulto.

    II.(V) A educação com base na andragogia pressupõe que o aluno adulto sabe o que deseja, já estabelece objetivos é autônomo.

    III.(V) A heutagogia é uma forma de aprendizagem autodeterminada pelo aluno que sabe o que precisa e determina a sua trajetória escolar ou acadêmica.

    IV.(  ) A andragogia e a heutagogia são semelhantes em suas práticas e, o que as distingue é o indivíduo, a primeira refere-se ao adulto e a segunda às crianças.

    V.( ) A abordagem heutagógica propicia às crianças atividades lúdicas e interativas nos ambientes de aprendizagem durante as aulas de informática.

     

    Agora marque a sequência correta:

    A

    V, F, V, V, F

    B

    F, V, V, F, V

    C

    V, V, V, F, F

    D

    V, V, F, F, V

    E

    F, F, V, V, F

     

    0:02:37

    Questão 10/10

    Leia o texto:

    Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais sãosoftwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.

     

    Marques Neto, Humberto Torres.

    A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57

     

    Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

    I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.

    II - ( V) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.

    III - (F) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.

    IV - (V) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F, V, F, V

    B

    V, V, F, F

    C

    V, V, V, F

    D

    F, V, F, F

    E

    V, F, V, V


    Gabarito 1A-2D-3E-4A-5C-6C-7A-8D-9C-10A

  • lguém postou  a Apol Ciência e Tecnologiae Fundamentos nota 80, copiei e colei, espero que ajude!

    Questão 1/10

    Leia o texto:

    Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade e, como tal – como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo - , devem ter seu acesso democratizado, sendo desmistificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e formas de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno a aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se co e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar.

     

    Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15

     

    As tecnologias educacionais precisam ser bem utilizadas em sala de aula, pelo professor para alcançarem as finalidades almejadas. A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização da tecnologia em sala de aula.

    I - (F) O professor da    deve procurar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, abandonando as mais antigas, pois estas deixaram de ser importantes no processo educacional.

    II - (V) O professor deve inovar as formas de utilizar as tecnologias que estão ao seu alcance.

    III - (V) O alcance das tecnologias está ligada ao seu domínio pelo professor e pelo aluno.

    IV - (V) Os professores muitas vezes não conseguem explorar de forma criativa o retroprojetor na escola. ?

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F,V,V,V

    B

    F,F,F,V

    C

    V,F,V,F

    D

    F,V,V,F

    E

    V,V,V,V

     

    0:00:35

    Questão 2/10

    Leia a afirmativa de Pierre Levy:

    O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.

    LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.

     

    Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.

    B

    As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.

    C

    As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.

    D

    As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais

     e não formais.

    E

    A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de

    comunicação de um ambiente virtual.

     

    0:00:47

    Questão 3/10

    Leia as considerações sobre o trabalho colaborativo do professores na EaD.

    O trabalho colaborativo é fundamental para a criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.

    CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

    A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior à distância e que tenham atuado na educação básica?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.

    B

    Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas

    aos alunos.

    C

    Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com

    autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.

    D

    Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no

    processo de ensino dos alunos;

    E

    Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano

    escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;???

     

    0:01:04

    Questão 4/10

    Leia a afirmativa:

    A introdução da informática na escola como recurso pedagógico deve partir da constatação feita pela própria comunidade escolar da necessidade de mudança no processo educacional, a fim de adequar o ensino às novas demandas sociais.Para que os recursos e os benefícios da informática possam ser utilizados de forma consciente, eficaz e crítica, é necessário haver mobilização, discussão e reflexão. Quando se fala em informática na educação, é preciso considerar a proposta pedagógica da escola. Todas as pessoas envolvidas no processo educacional precisam debater e definir como será a utilização da informática na escola e qual seu objetivo, considerando os interesses e as exigências da comunidade e da sociedade.

     

    Nascimento, João Kerginaldo Firmino do.

    Informática aplicada à educação. / João KerginaldoFirmino do Nascimento. – Brasília : Universidade deBrasília, 2007.p.39.

     

    Conhecendo a história da informática na Educação no Brasil, é possível verificar que o uso da informática nas escolas ocorre tanto na perspectiva construcionista, quanto na perspectiva instrucional. Em relação a essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

     I - O computador é objeto de estudo na perspectiva construcionista.

    II - Na perspectiva instrucional o aluno passa a usar o computador para aprender sobre o computador. V

    III - O computador é utilizado como recurso na perspectiva instrucional. F

    IV - Na perspectiva construcionista ao usar o computador o aluno pode representar suas ideias, resolver problemas criar soluções e desenvolver algo. v

    Agora, marque a alternativa correta:

    A

    F,V,F,V

    B

    F,F,V,V

    C

    V,F,V,F

    D

    V,V,F,F

    E

    F,V,V,V

     

    0:01:19

    Questão 5/10

    Leia o texto a seguir:

    Os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina, ou seja, os textos que veiculam o conhecimento de um objeto destacado para estudo são armazenados na memória não-volátil e recuperados sob demanda. Em função da modalidade ou filosofia do software educativo, os textos são trabalhados pelos alunos, sob orientação dos professores, com o intuito de promover o processo de produção de conhecimento.

     

    Marques Neto, Humberto Torres.

    A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 55-56

     

    Os softwares educativos são desenvolvidos para atender objetivos educacionais preestabelecidos. Dentre as principais modalidades de softwares educativos temos: exercício e prática, tutoriais, tutores inteligentes, simuladores e jogos educacionais. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e no livro-base, analise as proposições a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, em relação às características das modalidades de softwares educativos:

      I - (V) Exercício e prática é um software que privilegiam a memorização e apresentam uma série de exercícios para serem resolvidos e, em seguida, o aluno verifica as respostas.

    II - (F) O simulador é um software que “instrui” os alunos. Primeiramente apresentam a informação e, após, por meio de perguntas verificam se compreendem a lição.

    III - (V) Os tutores inteligentes são software que apresentam o conteúdo dentro de uma estrutura mais aberta, não linear, como os hipertextos.

    IV - (V) Os jogos educativos são softwares que exploram o sentido lúdico dos alunos.

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    V – F – F – V

    B

    F – V – F – V

    C

    V – F – V – V

    D

    V – V – V – F

    E

    F - F - V - V

     

    0:01:33

    Questão 6/10

    Leia as considerações sobre os repositórios:

    Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.

    CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

     

    Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?

     

    Marque a alternativa correta:

    A

    Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.

    B

    As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.

    C

    As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.

    D

    Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.

    E

    Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

     

     

    0:01:42

    Questão 7/10

    Leia o texto a seguir: 

    “A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”

    ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.

    Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:

    A

    Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;

    B

    Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.

    C

    Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;

    D

    Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.

    E

    O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

    0:02:07

    Questão 8/10

    Leia a afirmativa a seguir:

    [...] O software educativo chegou á escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.

     

    Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 15

     

    A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.

    I - (F)A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.

    II - (V)Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.

    III - (V)O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.

    IV - (F)O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.

    V - (F)O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.

     

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F,V,V,V,F

    B

    F,F,F,V,F

    C

    V,F,V,F,V

    D

    F,V,V,F,F

    E

    V,V,F,V,V

    0:02:16

    Questão 9/10

    Reflita sobre a andragogia a partir do fragmento de Finger:

    Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.

    FINGER, M., ASÚN, J. M., A Educação de Adultos numa Encruzilhada: Aprender a nossa saída, Porto - Portugal, Porto Editora, 2003.

     

    Em relação à andragogia e a heutagogia, leia as sentenças a seguir ,  assinalando V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as afirmativas falsas:

    I.(V) A andragogia está pautada em  uma aprendizagem que tem como aprendiz o aluno adulto.

    II.(V) A educação com base na andragogia pressupõe que o aluno adulto sabe o que deseja, já estabelece objetivos é autônomo.

    III.(V) A heutagogia é uma forma de aprendizagem autodeterminada pelo aluno que sabe o que precisa e determina a sua trajetória escolar ou acadêmica.

    IV.(  ) A andragogia e a heutagogia são semelhantes em suas práticas e, o que as distingue é o indivíduo, a primeira refere-se ao adulto e a segunda às crianças.

    V.( ) A abordagem heutagógica propicia às crianças atividades lúdicas e interativas nos ambientes de aprendizagem durante as aulas de informática.

     

    Agora marque a sequência correta:

    A

    V, F, V, V, F

    B

    F, V, V, F, V

    C

    V, V, V, F, F

    D

    V, V, F, F, V

    E

    F, F, V, V, F

     

    0:02:37

    Questão 10/10

    Leia o texto:

    Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais sãosoftwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.

     

    Marques Neto, Humberto Torres.

    A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57

     

    Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

    I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.

    II - ( V) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.

    III - (F) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.

    IV - (V) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.

    Agora, marque a sequência correta:

    A

    F, V, F, V

    B

    V, V, F, F

    C

    V, V, V, F

    D

    F, V, F, F

    E

    V, F, V, V


    Gabarito 1A-2D-3E-4A-5C-6C-7A-8D-9C-10A

User badge image

faber

Há mais de um mês

A questão 8 eu respondi letra E V,V,,F,V,V  

 

User badge image

Talina

Há mais de um mês

Mas voces obtiveram a mesma nota? 80?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes